Significado de Exegese

O que é Exegese:

Exegese é uma análise, interpretação ou explicação detalhada e cuidadosa de uma obra, um texto, uma palavra ou expressão.

Etimologicamente, este termo se originou a partir do grego exégésis, que significa “interpretação”, “tradução” ou “levar para fora (expor) os fatos”.

Normalmente, a exegese é utilizada para a interpretação e explicação crítica de obras artísticas, jurídicas e literárias, principalmente os textos de cunho religioso.

Os exegetas, nome dado para as pessoas que fazem exegeses, devem ser proficientes em uma grande variedade de disciplinas que estimulam a análise crítica, como o criticismo textual, estudo de antecedentes históricos e culturais, investigação da origem do texto, entre outras características gramaticais e sintáticas da obra original.

Exegese bíblica

Na bíblia, a exegese é o estudo da interpretação gramatical e sistemática das Escrituras Sagradas.

Para que uma pessoa possa estar apta a fazer uma exegese bíblica, esta deve ser especialista nos idiomas originais bíblicos, como o grego e o hebraico.

O oposto da exegese bíblica é a eisegese, quando a interpretação é feita exclusivamente baseada em teorias subjetivas, sem uma pesquisa ou análise profunda e real do texto.

Exegese jurídica

A exegese jurídica se baseia na chamada Escola de Exegese, uma corrente de pensamento juspositivista, ou seja, que tenta explicar o fenômeno jurídico a partir de normas e leis estabelecidas pelas autoridades de determinada sociedade.

Exegese e Hermenêutica

A hermenêutica é considerada por muitos como um sinônimo da exegese, pois também consiste na arte ou técnica de interpretar e explicar um texto.

Saiba mais sobre o significado de Hermenêutica.

Na realidade, a principal diferença entre a exegese e a hermenêutica são as regras e técnicas específicas que cada sistema de interpretação possui.

Ver também o significado de Homilética.

Data de atualização: 16/07/2015.