Significado da frase Tudo posso naquele que me fortalece

O que significa a frase Tudo posso naquele que me fortalece:

Tudo posso naquele que me fortalece é uma famosa frase escrita pelo apóstolo Paulo que pode ser lida na Bíblia, em Filipenses 4:13. Nesta frase, Paulo expressa que nada é impossível para ele com a ajuda de Jesus Cristo.

O apóstolo Paulo escreveu esta carta aos cristãos em Filipos (cidade da Macedônia), enquanto estava preso. Nesta carta paulina, o apóstolo encoraja os destinatários a adotarem um estilo de vida que agrade a Deus. É interessante ver que apesar de estar preso, o apóstolo Paulo não perdeu a esperança e aproveita cada segundo para ajudar outras pessoas através dos ensinamentos contidos nas suas cartas.

A frase "tudo posso naquele que me fortalece" em latim é traduzida como "omnia possum in eo qui me confortat" e em inglês como "I can do all this through him who gives me strength" (de acordo com a tradução da Nova Versão Internacional).

Explicação e interpretação da frase Tudo Posso Naquele que Me Fortalece

Para explicar esta célebre frase do cristianismo, é importante ver o contexto em que ela se encontra. Esse é um dos princípios da hermenêutica bíblica, que não aconselha a interpretar um versículo isoladamente, mas estudar quando foi escrito e com qual propósito.

Veja também o significado de exegese.

No capítulo 4 de Filipenses, é possível constatar que Paulo faz várias exortações aos cristãos de Filipos. A partir do versículo 10, o apóstolo Paulo agradece aos filipenses as ofertas que foram dadas para ajudá-lo no seu ministério. Nesta passagem bíblica, Paulo afirma que na vida ele aprendeu a viver com abundância e também com necessidade.

Ele revela assim um segredo para uma vida feliz, dizendo que aprendeu a viver contente em todas as situações, adaptando-se às circunstâncias da vida. É nesse contexto que ele fala que pode fazer tudo naquele que o fortalece. Ele quer dizer que como Jesus Cristo lhe dá forças, ele pode enfrentar qualquer situação que apareça na sua vida.

Muitas pessoas interpretam esta frase de forma diferente, dizendo: "Se Cristo me dá forças, eu posso fazer qualquer coisa, inclusive pecar". Essa interpretação é contrária aos ensinamentos da Bíblia, porque a Bíblia ensina que aqueles que aceitaram Jesus devem viver uma vida que agrada a Deus, evitando o pecado.

Data de atualização: 28/10/2015.