Exercícios sobre tempos e modos verbais para praticar
Os modos verbais indicam a atitude do falante em relação à ação. O indicativo expressa fatos e certezas, o subjuntivo envolve dúvida, hipótese, desejo ou possibilidade, e o imperativo é usado para dar ordens, conselhos ou pedidos.
Teste seus conhecimentos sobre modos verbais com os exercícios comentados a seguir.
Questão 1
Indique o modo verbal da primeira oração da frase seguinte: "Se eu tivesse estudado mais, teria passado no concurso."
a) Indicativo
b) Subjuntivo
c) Imperativo
d) Infinitivo
e) Gerúndio
A frase expressa uma condição hipotética (se eu tivesse estudado), utilizando o modo subjuntivo para indicar essa ideia de incerteza e não realização.
Questão 2
Identifique em qual sequência os modos e tempos verbais destacados estão conjugados no trecho a seguir:
"Voltem logo para casa hoje, meninas, pois meus pais exigem que estejam presentes à cerimônia de formatura do meu irmão à noite, na faculdade. Vocês não podem faltar, ou eles ficarão aborrecidos."
a) presente do subjuntivo, imperativo afirmativo, presente do subjuntivo, presente do indicativo.
b) imperativo afirmativo, presente do indicativo, presente do subjuntivo, presente do indicativo.
c) presente do subjuntivo, imperativo afirmativo, presente do indicativo, imperativo afirmativo.
d) imperativo afirmativo, presente do indicativo, presente do indicativo, imperativo afirmativo.
e) imperativo interrogativo, presente do subjuntivo, presente do indicativo, pretérito imperfeito do subjuntivo
- "Voltem" está no imperativo afirmativo, pois é um pedido ou ordem para as meninas voltarem logo.
- "Exigem" está no presente do indicativo, pois expressa uma ação certa e afirmativa dos pais.
- "Estejam" está no presente do subjuntivo, pois indica uma expectativa ou exigência que pode ou não se realizar.
- "Ficarão" está no presente do indicativo, pois afirma o que acontecerá caso as meninas faltem.
Questão 3
A respeito dos modos verbais, a sequência correta é:
I - Modo verbal que expressa ideia de certeza, quando um fato é concluído como real;
II - Modo verbal que expressa dúvida, incerteza, quando há poucas possibilidades de concretização da ação verbal;
III - Modo verbal que pode estar na forma afirmativa ou na forma negativa. Expressa ideia de ordem, conselho ou pedido.
a) modo imperativo – modo subjuntivo – modo indicativo.
b) modo imperativo – modo indicativo – modo subjuntivo.
c) modo indicativo – modo subjuntivo – modo imperativo.
d) modo indicativo – modo imperativo – modo subjuntivo.
e) modo indicativo- modo subjuntivo - modo indicativo
A sequência está correta porque:
- O modo indicativo expressa certeza e fatos reais, correspondendo ao primeiro item.
- O modo subjuntivo reflete dúvida ou incerteza, ajustando-se ao segundo item.
- O modo imperativo pode ser afirmativo ou negativo e expressa ordens, conselhos ou pedidos, conforme descrito no terceiro item.
Questão 4
Leia atentamente o poema a seguir:
"Trapezista
É uma palavra que se atira no ar,
com o seu corpo de fera ágil,
buscando o diálogo com o outro
num misto de raio, dança e riscos.
Conjuga pernas e pés, braços e mãos,
troncos e quadris e nervos
com harmonia e perfeição.
É uma palavra que sabe o espaço
e doma o tempo, o medo e o jogo
e bebe a glória, os aplausos e a festa.
A palavra TRAPEZISTA vibra nos sonhos
do menino que quer voar um dia..."
No poema de Elias José, os verbos desempenham papel importante na construção das ideias e imagens. Qual alternativa melhor explica o uso dos modos verbais no trecho "É uma palavra que se atira no ar"?
a) O verbo "ser" está no modo subjuntivo, sugerindo uma possibilidade de comparação entre o trapezista e uma palavra.
b) O verbo "atirar" está no modo imperativo, indicando uma ordem para o trapezista lançar-se no ar.
c) O verbo "ser" está no modo indicativo, expressando uma certeza ao afirmar a relação metafórica entre o trapezista e a palavra.
d) O verbo "atirar" está no modo subjuntivo, indicando uma ação incerta realizada pela palavra trapezista.
e) Os dois verbos estão no modo imperativo, convidando o leitor a imaginar a ação do trapezista.
O verbo "ser", no modo indicativo, apresenta uma declaração objetiva e afirmativa, fundamental para estabelecer a metáfora central do poema.
Questão 5
Leia a reportagem a seguir:
"O poderoso furacão Ian não só levou ventos e chuvas fortes para a costa oeste da Flórida, como também causou um fenômeno curioso conhecido como maré de tempestade reversa ou negativa.
Isso fez com que a água do mar desaparecesse da Baía de Tampa e de outras áreas na manhã de quarta-feira (28/09), pouco antes do ciclone de categoria 4 atingir terra firme com ventos sustentados de 240 km/h.
Fotos publicadas nas redes sociais mostravam a areia molhada da baía que restou, uma vez que a água "desapareceu". Várias pessoas que passavam se aventuraram a se aproximar e caminhar sobre as algas que ficaram expostas.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA compartilhou uma imagem do ocorrido, emitindo um alerta. "Nota importante: a água vai voltar. Não tente caminhar ali, nem em qualquer outro lugar em que a água tenha recuado."
Mais tarde, a água não só retornaria, como voltaria com ondas "catastróficas", conforme o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) havia alertado.
A última vez que uma maré de tempestade negativa foi registrada em Tampa foi em 2017, durante a passagem do furacão Irma, que também atingiu os EUA com categoria 4.
Os ventos dos ciclones tropicais, quando se formam ao norte do Equador, circulam no sentido anti-horário, ou seja, da direita para a esquerda.
A costa oeste da Flórida está localizada na direção oposta da rotação do ciclone. Por isso, nas áreas ao norte do furacão, isso faz com que a água recue para o oceano devido à força dos ventos.
Em contrapartida, nas áreas ao sul, os ventos do ciclone fazem com que a água do oceano entre em forma de maremoto.
De acordo com o meteorologista José Álamo, do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, quando a maré de tempestade negativa acontece, costuma haver uma "maré baixa" antes da chegada do ciclone.
"Quando a água recua, significa que o furacão está a caminho", diz ele.
No entanto, o próprio movimento dos ventos do furacão ao se deslocar por uma área, leva a uma mudança de direção: o que estava indo em uma direção, quando o ciclone muda de posição, retorna no sentido oposto.
Então, quando a área que estava ao norte do furacão passa a se encontrar ao sul, acontece o mesmo, mas na direção oposta. É o que chamamos de ressurgência ou inundação costeira do furacão.
Também acontece de que quando o furacão se afasta do local em que as águas recuaram, estas podem retornar lentamente, à medida que o sistema tropical deixa a área." (disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-63072324)
Analise as afirmativas que seguem.
I. As formas verbais "mostravam" e "passavam" (segundo parágrafo) estão no modo indicativo. II.
II. Em "Não tente" (terceiro parágrafo) o verbo está no modo imperativo negativo.
III. As formas verbais "retornaria" (terceiro parágrafo) e voltaria (terceiro parágrafo) estão no modo indicativo.
Assinale:
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Nenhuma das afirmativas está correta.
As formas "mostravam" e "passavam" estão no modo indicativo, indicando ações concretas no passado; "tente" está no imperativo negativo, expressando uma proibição; e "retornaria" e "voltaria" estão no indicativo, no futuro do pretérito, indicando ações futuras condicionadas.
Deseja fazer mais exercícios sobre modos verbais? Conheça os exercícios exclusivos no Toda Matéria Plus!
Aprofunde os seus estudos sobre o assunto com: Tempos e modos verbais: pretérito, presente e futuro
- Cores e seus significados
- Empatia
- Significado dos Emojis e Emoticons 😀
- Etimologia: entenda a origem e evolução das palavras
- Modos verbais
- Tempos e modos verbais: pretérito, presente e futuro
- Exercícios sobre pronomes para praticar (com respostas)
- Verbos Irregulares
- Exercícios sobre tempos e modos verbais para praticar
- Exercícios sobre conjunções (com respostas explicadas)