Significado da Gestalt

O que é a Gestalt:

Gestalt, Gestaltismo ou Psicologia da Forma é uma doutrina da psicologia baseada na ideia da compreensão da totalidade para que haja a percepção das partes. Gestalt é uma palavra de origem germânica, com uma tradução aproximada de “forma” ou “figura”.

A teoria da Gestalt, também conhecida como Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Boa Forma, faz parte dos estudos da percepção humana, que começaram a se desenvolver entre o final do século XIX e os primeiros anos do século XX. Os pioneiros desta doutrina e formuladores das Leis da Gestalt foram os psicólogos Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer.

A Gestalt surgiu como uma doutrina de oposição ao Atomismo, uma filosofia que acreditava ser possível a percepção do todo apenas após a compreensão das diferentes partes.

De acordo com o psicólogo austríaco Christian von Ehrenfels, a percepção humana é formada a partir da junção de duas características das formas: as sensíveis (relativo ao objeto em si) e as formais (os ideais e visões de mundo particulares de cada indivíduo).

Leis da Gestalt

Essas leis foram estabelecidas a partir da observação do comportamento do cérebro ao longo do processo de percepção das formas e imagens.

As Leis Básicas da Gestalt são: Semelhança, Proximidade, Continuidade, Pregnância, Fechamento e Unidade.

  • Lei da Semelhança: imagens similares tendem a se agruparem entre si, de acordo com a percepção da mente humana.

Lei da Semelhança - Gestalt

  • Lei da Proximidade: elementos próximos tendem a se agrupar, formando imagens únicas.

Lei da Proximidade - Gestalt

  • Lei da Continuidade: pontos que são conectados pelo formato de uma reta ou curva, transmitem a sensação de haver uma única linha que os ligam.

Lei da Continuidade - Gestalt

  • Lei da Pregnância (Lei da Simplicidade): os elementos presentes em determinado ambiente são vistos da forma mais simples possível, isto para que haja a rápida assimilação do ambiente ou do elemento.

Lei da Pregnância - Gestalt

  • Lei do Fechamento: elementos que aparentam se completar são interpretados como um objeto completo.

Lei do Fechamento - Gestalt

  • Lei da Unidade (Lei da Unificação): espaços vazios de imagens abstratas são preenchidos instintivamente para que sejam compreendidas pela menta humana.

Lei da Unificação - Gestalt

Ver também: o significado da Psicologia.

Gestalt-terapia

É uma prática psicoterapêutica desenvolvida pelos teóricos e psicoterapeutas Fritz Perls, Laura Perls e Paul Goodman, em meados do século XX.

Inspirado na Psicologia da Gestalt, no Existencialismo, na Fenomenologia, na Teoria de Campo de Lewin, entre outras doutrinas, a Gestalt-terapia apresenta uma proposta mais “poética” da psicoterapia.

A proposta deste modelo é associar praticas cognitivas com as emoções e sentimentos do paciente, para que ele possa enxergar novos meios de encarar as situações difíceis da vida.

Algumas pessoas consideram a Gestalt-terapia, como uma corrente filosófica existencial, onde a pessoa que está sob tratamento tem o objeto de dominar a “arte de viver”.

Também conhecida como “Terapia do Contato”, a Gestalt-terapia busca a interação com as partes conhecidas e desconhecidas da identidade do indivíduo, fazendo com que possa desenvolver o seu potencial, o autoconhecimento e o crescimento como ser humano.

Ver também: o significado do Behaviorismo e da Psicanálise.

Data de atualização: 11/10/2016. O significado da Gestalt está na categoria: Geral