Significado de Sentimentos

O que são os Sentimentos:

Os sentimentos podem ser definidos como os estados e as reações que o corpo humano são capazes de expressar diante dos acontecimentos que os indivíduos vivenciam.

Estas reações ou estados do corpo humano são coisas comuns a todos os seres humanos e podem ser manifestados tanto para acontecimentos recentes quanto para algo que seja revivido por meio de lembranças ativadas pela memória.

Este processo que ativa a memória é realizado pela parte do cérebro que processa os sentimentos e é chamada de sistema límbico.

A dinâmica dos sentimentos é algo que vem sendo estudado pelas correntes psicológicas, tendo diferentes teorias em relação ao complexo objeto de estudo. Por exemplo, o medo é um tipo de sentimento onde supõe-se que há riscos, ameaças ou perigos diretos ou indiretos para a pessoa.

Desta forma, os sentimentos incorporam muitas caracterizações e diversos modos de se apresentar, pois ora podem indicar algo bom e positivo, ora podem demonstrar coisas ruins.

Os sentimentos também podem ser reconhecidos de uma pessoa para outra. É a chamada empatia. Ela não precisa necessariamente que a outra pessoa tenha a mesma reação ou tenha o mesmo estado e pode variar dependendo da competência em lidar com a situação.

Saiba mais sobre Empatia.

Um dos termos mais utilizados como sinônimo dos sentimentos, dentro nas tradições filosóficas é o da paixão, pois ele se refere a um sentimento de dor que deriva de um desejo intenso por outra pessoa ou objeto. Mas também podem ser utilizados sinônimos como afeto, emoção, carinho, afeição, entre outros.

Tipos de sentimentos

De acordo com Abraham Maslow, professor de Harvard, os seres humanos nascem já com um senso de valores pessoais positivos e negativos. E este senso afeta inclusive na maneira de reagir dos sentimentos.

Os positivos são: honestidade, justiça, verdade, beleza, vigor, poder, ordem, inteligência e o humor.

Os negativos são: tristeza, pena, morbidez, feiura, falsidade, caos, engano, fraqueza e etc.

Sentimentos x Emoções

Embora sejam vistos como sinônimos, os sentimentos e as emoções são considerados movimentos diferentes do ponto de vista psíquico e do psicológico. 

A emoção pode ser caracterizada como um conjunto de respostas químicas e neurais baseadas nas memórias emocionais, que surgem quando o cérebro recebe um estímulo externo. Já o sentimento seria então uma resposta à este conjunto de respostas da emoção e diz respeito a como uma pessoa se sente diante destas respostas. Portanto, são dois tipos de reação totalmente relacionados entre si.

Data de atualização: 02/10/2017. O significado de Sentimentos está na categoria: Geral