Significado de Gore

O que é Gore:

Gore ou Splatter é um subgênero cinematográfico dos filmes de horror, que é caracterizado pela presença de cenas extremamente violentas, com muito sangue, vísceras e restos mortais de humanos ou animais.

O objetivo das produções do gênero gore – que também pertencem à literatura, música, jogos eletrônicos e artes plásticas, por exemplo – é horrorizar e chocar o espectador, despertando sensações de desespero, ansiedade e medo.

A palavra gore pertence ao vocabulário da língua inglesa e pode ser traduzido literalmente como "sangue coagulado", "sangue derramado" ou "sanguinolência" (excesso de sangue) para o português.

As produções cinematográficas do gênero gore apelam aos efeitos visuais para simular cenas de mutilações do corpo humano, além de representações de torturas físicas extremamente perturbadoras.

Conhecido também como “cinema splatter”, a descrição deste gênero teria surgido a partir do filme “Zombie – O Despertar dos Mortos” (1978), de George A. Romero, um dos principais autores cinematográficos do gênero de terror e horror.

No âmbito musical, o estilo conhecido como Goregrind é aquele que usa temáticas gore nas letras de suas músicas. As bandas e cantores que exploram este gênero musical, usam alegorias, artes para a capa dos álbuns e fantasias que remetem a violência extrema e visceral vista nos filmes gore.

Diversos conteúdos classificados como pertencentes ao gênero gore são facilmente encontrados na Deep Web, uma subzona da internet onde costumam ser debatidos temas de caráter ilegal, imoral e perturbador.

Saiba mais sobre a Deep Web.

Atualizado em