Significado de Lírica

O que é Lírica:

Lírica é a qualidade de algo sentimental, que se destaca pelo seu excessivo sentimentalismo.

Este adjetivo costuma ser utilizado para se referir ao gênero literário composto pelo uso do canto e da música, onde o autor da obra utiliza-se do “eu-lírico” para expor intensas emoções e sentimentos no texto.

Na literatura, o gênero lírico consiste basicamente na poesia (texto em verso), formado por quatro principais aspectos: o eu-lírico, a subjetividade, o lirismo (sentimentalidade) e a musicalidade.

Descubra mais sobre o significado de Poesia e Poema.

Poesia lírica

É um gênero de poesia que surgiu na Grécia Antiga, recitada em forma de canto e, normalmente, acompanhada pela sonoridade de algum instrumento musical, como a flauta ou a lira. Aliás, o nome “lírica” (do latim lyricu) se originou a partir deste último.

Atualmente, o gênero de poesia lírica não está diretamente relacionado com a música, como em outrora, mas através das chamadas “sílabas poéticas”, manteve a musicalidade dos versos por meio de uma série de recursos, como as aliterações, os vocábulos e as rimas, por exemplo.

Outra característica particular das poesias líricas é a presença do chamado “eu-lírico”, uma “voz” existente na obra que assume o papel de expressar as emoções, pensamentos e sentimentos mais profundos do autor, de modo totalmente subjetivo.

Existem diversos tipos de textos líricos, de acordo com a forma como são estruturados e os temas que são abordados, como por exemplo:

  • Soneto: formado por 14 versos (4 estrofes), donde 2 são quartetos (estrofe constituída por 4 versos) e 2 tercetos (estrofe formada por 3 versos).
  • Elegia: poemas cuja temática é a morte, o amor não correspondido e outros sentimentos que remetem a tristeza. Do grego, a palavra elegia significa “canto triste”.
  • Écloga: poesia que retrata a vida bucólica no campo, composta predominantemente por diálogos.
  • Ode: poema de exaltação, normalmente exaltando alguns personagens, por exemplo.

Saiba mais sobre o significado de Ode.

  • Idílio: parecido com a écloga, pois também fala sobre a vida no campo, mas com a ausência de diálogos.
  • Hino: semelhante ao ode, pois também tem a função de exaltar e glorificar, mas neste caso se referindo as divindades e a pátria.

Poesia lírica e Poesia épica

Como dito, a poesia lírica é caracterizada pela presença de um “eu-lírico” no texto, apresentando a narração de um sentimento intenso, como o amor, por exemplo.

Já a poesia épica (ou epopeia) é a narração de histórias notáveis sobre uma nação, civilização, sociedade ou comunidade, normalmente destacando a figura de um herói como personagem principal da obra.

Ver também: o significado da Literatura.

Data de atualização: 06/10/2016.