Tipos de arte

Arte é a uma forma de criação e expressão estética que pode representar visões, sentimentos ou opiniões de um artista.

A arte, além de ser instrumento de exibição, crítica ou reflexão, também pode representar a cultura e os acontecimentos históricos de uma sociedade.

As formas de expressões artísticas são muito variadas, algumas surgiram ainda na Pré-história, passando pela arte Antiga e Medieval. Cada uma delas, à sua maneira, tem importância por embelezar, fazer pensar ou registrar acontecimentos e visões sobre o mundo.

Quais são os 11 tipos de arte?

1. Música

A música é uma forma de expressão artística presente em todo mundo, que pode representar a identidade de um povo ou um período da história.

A combinação de ritmos, sons e vozes é uma expressão de arte muito antiga e há referências que apontam que já na Pré-História existiam registros semelhantes ao que consideramos música.

Freddie MercuryFreddie Mercury esteve à frente do Queen por 20 anos, a banda fez muito sucesso nas décadas de 1970 e 1980.

Uma música é formada por uma combinação de harmonia, ritmo e melodia. A harmonia é a mistura de sons e acordes, o ritmo determina a velocidade da canção e a melodia é formada por um conjunto de sons ou vozes (uma música pode ser acompanhada ou não de letra).

As músicas podem trazer bem-estar, promovem a dança, acompanham histórias e acompanham outros tipos de arte, como cinema, teatro e dança.

A música pode ser popular, clássica, instrumental ou folclórica. Os estilos musicais são diversos: samba, rock, jazz, bossa nova, reggae, heavy metal, bolero, blues, eletrônico, sertanejo e forró são alguns exemplos.

2. Dança

A dança é uma manifestação artística que tem o corpo como ferramenta principal. Assim como acontece com a música, também existe desde a antiguidade e pode ser feita em solos, duplas ou grupos e quase sempre é acompanhada por música.

Além de ser um tipo de expressão artística, a dança também é uma forma de diversão.

DançaA obra Dancing girls at Cairo (David Roberts/1847) mostra a dança egípcia no século XIX. Os diferentes tipos de dança podem representar a cultura e a identidade de uma sociedade, como é o caso das danças folclóricas ou regionais. Existem também as danças de celebração e religiosas.

São alguns tipos de dança: ballet, jazz, dança de salão, sapateado, dança do ventre, bolero, frevo, maracatu, hip hop, twist, lambada e dança contemporânea.

3. Pintura

A pintura é mais um dos tipos de arte que nos remete a tempos muitos antigos, existindo indícios dessa forma de expressão desde o princípio das civilizações.

PinturaO Carnaval de Arlequim (Joan Miró/1925) é uma das mais conhecidas obras que representa o movimento surrealista.

A pintura é uma forma de manifestação muito rica e as técnicas e estilos podem ser bem representativos de uma época histórica, um movimento artístico ou de uma região. Alguns exemplos são a pintura rupestre (existente no período da Pré-História) e a pintura corporal indígena (muita antiga e cultivada até hoje pelas tribos).

Existem vários movimentos artísticos na pintura, que tiveram importância em diferentes momentos. São alguns: Realismo, Impressionismo, Cubismo, Abstracionismo, Surrealismo, Expressionismo, Dadaísmo, Futurismo e Pop Art.

Leia mais sobre a importância desses movimentos: Realismo, Impressionismo, Cubismo, Abstracionismo, Surrealismo, Expressionismo, Dadaísmo, Futurismo e Pop Art.

4. Escultura

As esculturas são conhecidas desde a Pré-História e apreciadas desde tempos muito antigos. São construídas a partir da manipulação de diferentes materiais, como mármore, granito, bronze e madeira.

O artista plástico ou escultor, dependendo da técnica utilizada e de sua identidade artística, produz obras que possuem formas, volumes e expressões.

EsculturaO Pensador (Auguste Rodin/1904) é uma escultura muito conhecida. Faz parte do acervo do Museu Rodin (Paris/França).

As esculturas da Grécia Antiga e do Império Romano, por exemplo, têm relevante importância histórica e ainda hoje podem ser vistas em muitos museus ao redor do mundo.

Essas obras carregam consigo as diferentes características da época em que foram produzidas, como podemos ver com as esculturas romanas e gregas, em comparação a esculturas mais modernas, como O Gato de Fernando Botero (Barcelona/Espanha).

Alguns escultores conhecidos por suas esculturas são: Michelangelo, Auguste Rodin, Camille Claudel, Marcel Duchamp, Louise Bourgeois, Tomie Ohtake, Fernando Botero, Anish Kapoor, Jeff Koons, Patricia Piccinini, Mark Newman e os brasileiros Aleijadinho, Abelardo da Hora e Francisco Brennand.

5. Teatro

Teatro é a representação de histórias por atores, que dão vida a personagens para contar histórias que podem ser fictícias ou reais.

A representação dramatúrgica pode ser acompanhada de cenários, sonorização, música e até mesmo interação com o público.

TeatroO Odeão de Herodes Ático, teatro localizado em Atenas/Grécia, é datado de 161 d.C.Uma peça teatral pode ser de diversos gêneros: drama, comédia, tragédia, histórica ou musical. Também pode ser apresentada em grupo ou por um único ator (monólogo).

Os espetáculos teatrais nasceram na Grécia Antiga, onde as apresentações aconteciam em praças e nos famosos teatros gregos. Algumas peças conhecidas dessa época - chamadas de Tragédias Gregas - são Medeia (Eurípedes), Édipo Rei (Sófocles), Prometeu Acorrentado (Ésquilo) e Electra (Sófocles).

Nos séculos XVI e XVII, o dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616) escreveu peças importantes, como: Hamlet, Romeu e Julieta, Rei Lear, Otelo e Macbeth.

6. Literatura

A literatura é um tipo de arte que se expressa por meio de palavras escritas. É um tipo de manifestação artística, assim como pode ser um meio de comunicação, educação e entretenimento.

A escrita pode ser feita em prosa (linguagem coloquial) ou em versos (escrita formada por métricas).

LiteraturaA literatura expressa opiniões, conta histórias e narra acontecimentos históricos.

Abrange diversos estilos, como drama, ficção, crônica, romance, poesia, história, entre outros. Estes estilos podem pertencer a três diferentes gêneros: narrativo, dramático ou lírico.

No decorrer da história já existiram muitos movimentos literários, cada um marcado por características próprias. São exemplos: Barroco, Romantismo, Realismo, Parnasianismo, Simbolismo e Modernismo.

Leia também os significados de prosa e verso.

7. Cinema

O cinema é forma de expressão artística que reproduz a gravação de imagens em movimento, chamadas de filme.

Esse tipo de arte é constantemente influenciado pela criação de novas tecnologias e pode representar diferentes épocas, desde o cinema mudo em preto e branco até as modernas animações e exibições de ficção científica.

Cinema ChaplinCharles Chaplin (1889-1977) e Virginia Cherrill (1908-1996) no filme Luzes da Cidade (1931).

O cinema - também chamado de sétima arte - existe desde o século XIX, precisamente desde 1895, quando aconteceu a primeira reprodução cinematográfica. Os responsáveis pelo feito foram os franceses Louis Lumière (1864-1948) e Auguste Lumière (1862-1954), também criadores do primeiro projetor - o cinematógrafo.

Como outros tipos de arte artística, o cinema é um importante meio de entretenimento, reflexão e informação. Filmes podem promover reflexões sobre acontecimentos importantes, contar histórias (reais ou fictícias) e permitir a vivência de outras realidades.

Existem muitos gêneros de cinema, como: drama, comédia, documentário, musical, animação, terror, suspense, ação, romance e policial.

8. Fotografia

A fotografia é o registro de imagens que são reveladas e impressas com o uso de produtos químicos chamados reveladores. Uma fotografia pode ser analógica (revelação de filmes) ou digital.

Surgiu no final do século XIX, embora os processos que deram origem a ela tenham surgido cerca de 300 anos antes.

Fotografia
A fotografia Mãe Migrante, feita pela fotógrafa Dorothea Lange em 1936. Na imagem, Florence Thompsom, durante a depressão econômica que atingiu os Estados Unidos na década de 1930.

Duas invenções foram muito importantes para que a fotografia fosse criada: a câmara escura e o daguerrótipo. A câmara escura, demonstrada em 1558 por Giovanni Battista della Porta (1535-1615), é uma criação do princípio da fotografia e da formação da imagem. Alguns séculos depois, a criação do daguerrótipo ajudou a popularizar a fotografia. O aparelho foi criado em 1839 por Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851).

Alguns fotógrafos importantes são Pierre Verger, Henry Cartier-Bresson, Cindy Sherman, Steve McCurry, Dorothea Lange, Maureen Bisilliat e o fotógrafo cego Evgen Bavcar.

Na fotografia brasileira se destacam Sebastião Salgado, Walter Firmo, Vânia Toledo, Boris Kossoy, Bob Wolfenson e Evandro Teixeira.

9. Histórias em quadrinhos

A história em quadrinhos (HQ) é uma história contada por meio de desenhos sequenciais de acontecimentos, pensamentos e diálogos das personagens.

A primeira publicação aconteceu nos Estados Unidos no fim do século XIX, com a criação do ilustrador Richard Felton Outcault (1863-1925). No Brasil, essas histórias começaram a ser publicadas na década de 1930.

História em quandrinhosA primeira publicação de Star Wars em quadrinhos foi em 1977.

Os HQ´s podem ser publicados em versões próprias ou como suplementos em edições, principalmente em jornais. Diversos quadrinhos que fizeram sucesso foram transformados em filmes, dando mais vida às histórias das personagens.

Alguns quadrinhos famosos são: Recruta Zero, Gato Félix, Mafalda, Zé Carioca, Star Wars, Tio Patinhas, Flash Gordon, Mulher Maravilha, Homem Aranha, Batman, Hulk e os mangás Dragon Ball e Naruto.

No Brasil ficaram famosas histórias em quadrinhos como Turma da Mônica, O Tico-Tico, Pererê e O Menino Maluquinho.

10. Jogos Eletrônicos

Os jogos eletrônicos são jogos de plataformas virtuais utilizados em televisões, computadores ou dispositivos portáteis.

Existem inúmeros tipos de jogos e normalmente são baseados em disputas que podem ser jogadas individualmente, em duplas ou grupos. Os jogos de videogame podem ser estruturados em fases e para avançar é preciso passar por desafios.

OdisseyO Magnavox Odyssey foi o primeiro console para jogos eletrônicos vendido ao público.

Não se conhece a exata origem dos jogos eletrônicos, mas foi no final da década de 1950 que Willy Higinbotham (1910-1994) criou o primeiro protótipo de jogo eletrônico, uma espécie de partida de tênis. O primeiro console de jogos eletrônicos - o Magnavox Odyssey - foi criado na década de 1970 pelo engenheiro alemão Ralph Baer (1922-2014).

Atualmente os jogos eletrônicos estão disponíveis também nos celulares e as novidades tecnológicas trazem constantes inovações para essa forma de entretenimento.

Alguns clássicos dos jogos eletrônicos são Street Fighter, Super Mario, Tetris, The Legend of Zelda, Minecraft, Mortal Kombat, Donkey Kong e Sonic.

11. Arte Digital

A arte digital é a expressão artística moderna e uma das que mais se beneficia das inovações tecnológicas, fundada na interação entre as expressões artísticas e a tecnologia.

Seu surgimento aconteceu em meados da década de 1980, juntamente com o começo da popularização dos computadores.

Arte digitalA arte digital é um dos mais recentes tipos de arte.

Esse tipo de arte engloba várias formas de expressão digital que podem incluir vídeos, animações, fotografias e edições gráficas. As ilustrações, projeções em 3D, desenhos vetoriais e as imagens com pixels também são exemplos de arte digital.

São importantes na história da arte digital: Charles Csuri, Andy Warhol, Immo Jalass, Carla Chan e o brasileiro Guto Lacaz.

Conheça mais sobre os significados de música, dança, teatro e literatura.

Como surgiu a classificação dos tipos de arte?

O filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831) propôs uma listagem inicial de cinco formas de expressão artística. O filósofo entendia que existiam três formas de arte: simbólica, clássica e romântica

Hegel também propôs uma forma de classificação para as belas artes, assim consideradas na época: arquitetura, escultura, pintura, música e poesia.

O Manifesto das Sete Artes

No século seguinte, o Manifesto das Sete Artes e Estética da Sétima Arte foi escrito pelo teórico italiano Ricciotto Canudo (1877-1923) no ano de 1932.

Para Canudo, existiriam sete tipos de artes: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura e cinema. A publicação de Canudo foi responsável pelo cinema ficar conhecido como a sétima arte.

A proposição do teórico foi amplamente divulgada a ainda hoje é utilizada como uma das classificações mais aceitas para os tipos de arte.

Inclusão de outras expressões artísticas

Com o passar dos anos e com surgimento de novos tipos de arte, especialmente pela criação de novas tecnologias integradas à arte, foram incluídas na lista: fotografia, história em quadrinhos, jogos eletrônicos e arte digital.

Leia também o significado de Arte e conheça a História da Arte.

Outra classificação dos tipos de arte

As artes também podem ser classificadas de outra maneira, mais ampla e que agrupa as formas de expressão artística em três grandes grupos.

  • Artes visuais: pintura, gravura, desenho, escultura, cerâmica, arquitetura, fotografia e cinema.
  • Artes performáticas: música, teatro e dança.
  • Artes literárias: produção de gêneros literários diversos, como prosa e poesia.

Para saber mais sobre o assunto, veja também: Arte Contemporânea, Arte Moderna, Arte Abstrata, Arte Rupestre, Arte Indígena Brasileira e Arte Gótica.

Data de atualização: 19/02/2020.