Significado de Vanguarda

O que é Vanguarda:

Vanguarda significa frente, dianteira, parte anterior. É um substantivo feminino, do francês “avant-garde” (estar na frente, à dianteira de um movimento). São sinônimos de vanguarda: anteguarda, front. São antônimos de vanguarda: retaguarda, cauda.

No âmbito militar, vanguarda é a primeira linha de um exército, de uma esquadra, em ordem de marcha ou de batalha.

Vanguarda é a parcela mais consciente e combativa, ou de ideias mais avançadas, de qualquer grupo social. Por extensão, é um grupo de indivíduos que por seus conhecimentos ou por uma tendência natural, exerce papel de precursor ou de pioneiro em determinado movimento cultural, artístico, científico etc.

Vanguarda europeia

A Vanguarda europeia foi um período caracterizado por movimentos artísticos nas artes plásticas, literatura, música, arquitetura e cinema, muitas vezes provenientes de países diferentes, com propostas específicas, embora se aproximassem certos traços mais ou menos comuns, como o sentimento de liberdade criadora, o desejo de romper com o passado, a expressão da subjetividade e certo irracionalismo.

Esses movimentos surgiram na Europa, no século XX, antes, durante e depois da Primeira Guerra Mundial. Paris era o grande centro cultural europeu da época, de onde as novas ideias artísticas se irradiavam para o resto do mundo ocidental. Os mais conhecidos movimentos da vanguarda europeia foram: o Futurismo, o Cubismo, o Expressionismo, o Dadaísmo e o Surrealismo.

Veja também: características do expressionismo.

Vanguarda brasileira

A vanguarda artística europeia teve seu correspondente no Brasil com a Semana de Arte Moderna (1922). Nesse marco simbólico do movimento modernista registrou-se a participação de praticamente todos os setores de atividade artística. Em sintonia recíproca, estavam "Mário de Andrade, e Oswald de Andrade na Literatura", "Heitor Villa Lobos na Música", "Di Cavalcanti e Anita Malfati na Pintura", "Victor Brecheret na Escultura" etc., que ao longo da década de 20 formaram a tropa de choque do Modernismo, batalhando para implantar uma mentalidade de vanguarda artístico-cultural no país.

Ver também

Data de atualização: 22/08/2018.