Grã-Bretanha

O que é a Grã-Bretanha?

A Grã-Bretanha é a maior das ilhas britânicas, está localizada no noroeste da Europa e corresponde a área de três países: Inglaterra, Escócia e País de Gales.

Os países que compõem a Grã-Bretanha são governados pelo Parlamento Inglês e possuem mesmo chefe de Estado e chefe de governo.

O termo Grã-Bretanha muitas vezes é utilizado como sinônimo de Inglaterra ou Reino Unido, mas cada um desses termos tem um significado distinto.

Mapa Grã-BretanhaA Grã-Bretanha é formada pela Inglaterra, Escócia e País de Gales.

Diferença entre Grã-Bretanha, Reino Unido e Inglaterra

  • Reino Unido: agrupamento político formado por Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda do Norte e pequenas ilhas.
  • Grã-Bretanha: maior ilha do arquipélago de ilhas britânicas, em seu território estão a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales.
  • Inglaterra: país localizado na ilha da Grã-Bretanha e parte do Reino Unido.

Grã-Bretanha

Grã-Bretanha é o nome dado à ilha onde estão a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales. O arquipélago das ilhas britânicas possui mais de 6.000 ilhas, sendo a Grã-Bretanha a maior delas.

O território da Grã-Bretanha tem 209.331 km2 de extensão e em sua área vivem cerca de 65 milhões de pessoas.

Cada um dos países da Grã-Bretanha possui sua capital:

  • Inglaterra: Londres
  • Escócia: Edimburgo
  • País de Gales: Cardiff

Reino Unido

O Reino Unido é um agrupamento político e um Estado soberano, é composto pelos países da ilha da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales) e pela Irlanda do Norte.

Mapa Reino UnidoO Reino Unido é formado pela Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.

Por ser formado pelos países britânicos e pela Irlanda do Norte, é também chamado de Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

Todos os países do Reino Unido são governados pelo Parlamento Inglês e têm os mesmos chefe de Estado e chefe de governo.

O chefe de Estado do Reino Unido é o monarca. Atualmente esse cargo é ocupado pela Rainha Elizabeth II, a Rainha da Inglaterra. O chefe de governo do Reino Unido é a pessoa que ocupa o cargo de primeiro-ministro.

A língua oficial nos quatro países é o inglês, mas os idiomas locais como o escocês, o galês e o irlandês também são falados. A moeda utilizada nesses países também é a mesma, a libra esterlina.

A capital do Reino Unido, assim como a capital da Inglaterra, é a cidade de Londres. Cada um dos outros três países possui sua respectiva capital.

O Reino Unido fazia parte da União Europeia, mas em 2016 a maioria da população, por meio de um plebiscito, decidiu deixar o grupo. Esse processo ficou conhecido como Brexit (Britain Exit), que significa saída britânica em português.

Saiba mais sobre a União Europeia e o Brexit.

Inglaterra

A Inglaterra é o maior e mais populoso país do Reino Unido e está localizado na ilha da Grã-Bretanha. Sua extensão territorial é de 130.395 km2, onde vivem cerca de 55 milhões de pessoas.

Londres é a capital da Inglaterra, assim como é a capital do Reino Unido.

Quadro resumo das diferenças entre Grã-Bretanha e Reino Unido

Grã-Bretanha Reino Unido
Países Inglaterra, Escócia e País de Gales Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte
População 65 milhões 66 milhões
Moeda Libra esterlina Libra esterlina
Área 209.331 km2 244.820 km2
Capital Londres Londres
Língua oficial Inglês (escocês e galês também são falados) Inglês (escocês, galês e irlandês também são falados)

História da Grã-Bretanha e Reino Unido

Em 1707, após a assinatura do Tratado de União, o Reino da Inglaterra e o Reino da Escócia se unem e formam o Reino da Grã-Bretanha. O País de Gales havia sido anexado pela Inglaterra no século XVI.

Nessa ocasião, o parlamento da Escócia de o parlamento inglês foram dissolvidos e foi criado o parlamento único da Grã-Bretanha.

Em 1801 a Irlanda passa a fazer parte dessa união, que muda seu nome para Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda.

No entanto, após o processo de independência da Irlanda no início do século XX, a porção sul desse país sai do Reino Unido e apenas a Irlanda do Norte permanece no grupo.

Desde então, esse agrupamento político chama-se Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte.

Veja também os significados de UK.

Data de atualização: 13/02/2020.