Significado de Geopolítica

O que é Geopolítica:

A Geopolítica é uma área do conhecimento que busca interpretar os fatos atuais e o desenvolvimento do países, por meio das relações e estratégias entre o poder político com o espaço geográfico.

É um estudo que busca entender as estratégias adotadas pelo Estado para responder até que ponto a ação política pode interferir ou não na situação geográfica do local. Ela também orienta a atuação dos governos no cenário mundial.

O termo foi criado inicialmente pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén no início do século XX, baseado na obra do geógrafo alemão Friedch Ratzel, “Politische Geographie” (Geografia Política), de 1897.

Por ser uma área de conhecimento multidisciplinar, além da Geografia, ela utiliza práticas e teorias de áreas da História, Geologia e Teoria Política.

Ela costuma abordar temas importantes como a Globalização, os conflitos mundiais motivados por questões religiosas, a Nova Ordem Mundial e a utilização dos recursos energéticos no mundo.

Veja mais sobre o significado de Globalização.

Geopolítica Mundial

Em uma escala global, o período que compreende os anos da Guerra Fria desencadeou muitos estudos sobre a Geopolítica, pois tratava-se de uma disputa territorial e ideológica entre as duas maiores potências mundiais na época. Estes estudos buscaram enfatizar sobretudo a importância do papel do Estado nas decisões estratégicas e na definição de valores e normas sociais.

Com o final da Guerra Fria, as principais discussões geopolíticas preocupavam-se com o combate ao terrorismo mundial, as redefinições de fronteiras entre os países, as migrações de refugiados para diversos países, motivados pelo clima constante de guerra, as questões nucleares e os problemas socioambientais.

Geopolítica do Petróleo

O petróleo é considerado um recurso natural de muita importância para a atividade de indústrias e geração de energia e por isso, atrai a atenção de grandes potências mundiais.

A geopolítica do petróleo aborda os cenários e a dinâmica global para conseguir este recurso natural. Nos últimos tempos, o que se observa é que ocorre uma grande disputa entre as principais potências econômicas mundiais, sobretudo dos Estados Unidos, que é considerado o maior consumidor deste recurso, com os países que são os maiores geradores de petróleo mundial, como os países arábes.

Geopolítica Brasileira

No território brasileiro, os objetivos da geopolítica estão relacionados com a integração nacional dos estados, levando em conta características sócio-econômicas das regiões, o desenvolvimento sustentável e o crescimento urbanístico, incluindo a inserção do país na economia internacional, por ser a principal potência sul-americana.

As questões que envolvem o espaço agrário e os principais biomas também são consideradas importantes nos estudos na Geopolítica Brasileira. Existem três grandes áreas que determinam certa influência regional, que são o Atlântico Sul, a Bacia do Prata e a Região Amazônica. 

veja o significado de Desenvolvimento Sustentável.

O significado de Geopolítica está nas categorias: Geral, Tecnologia