Significado de Geopolítica

O que é Geopolítica:

Geopolítica é um ramo de estudo da Geografia que busca interpretar os fatos atuais e o desenvolvimento dos países, através das relações e estratégias entre o poder político e os espaços geográficos destas nações.

A geopolítica é importante para entender até que ponto as estratégias adotadas pelos Estados podem interferir (ou não) na situação geográfica do local. Ela também orienta a atuação dos governos no cenário mundial.

Por ser uma área de conhecimento multidisciplinar, além da Geografia, a Geopolítica utiliza práticas e teorias de áreas da História, Geologia, Ciências Humanas e Teoria Política, por exemplo.

Ela costuma abordar temas importantes como a Globalização, os conflitos mundiais motivados por questões religiosas, a Nova Ordem Mundial e a utilização dos recursos energéticos no mundo.

Origem da geopolítica

Esse termo foi criado pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén no início do século XX, inspirado na obra “Politische Geographie” (Geografia Política, de 1897) do geógrafo e etnólogo alemão Friedrich Ratzel (1844 - 1904).

Kjellén explicou este novo conceito, baseado na ideia de Geografia Política, no artigo "As Grandes Potências", publicado em 1905. Posteriormente, em 1916, o autor reforçaria os princípios da Geopolítica no livro "O Estado como Forma de Vida".

O conceito e prática da Geopolítica é "esquecido" durante a Segunda Guerra Mundial, regressando apenas em meados da década de 1980, com o surgimento da Nova Ordem Mundial a partir do fim do bipolarismo que representava a Guerra Fria (Estados Unidos x União Soviética).

Saiba mais sobre a Guerra Fria.

Geopolítica e Geografia política

São conceitos que estão até certo ponto relacionados, mas que representam abordagens de estudo distintas. 

A Geografia Política é uma ciência que relaciona o poder do Estado e suas instituições políticas proporcionalmente ao seu espaço territorial, abrangendo desde os aspectos do relevo, recursos naturais, as características das fronteiras, etc.

Por outro lado, a Geopolítica consiste nas ações de estratégias políticas de relacionamento desenvolvido entre os Estados ou blocos econômicos internacionais. 

Ou seja, enquanto a Geografia Política se preocupa em estudar o seu território e as relações nele desenvolvidas, a Geopolítica se foca nas ações que possam garantir o ganho de poder a partir do relacionamento com outros territórios.

Enquanto a Geografia Politica se configura como um estudo meramente científico, a Geopolítica pode ser entendida como uma ferramenta militar, pois esta centrada nas estratégias que servem para a aquisição de poder, domínio e ampliação territorial. 

Essa "dominação", por sua vez, pode ser tanto entendida como física (agregar novos territórios), como de expansão do seu mercado econômico para outras fronteiras.

Geopolítica Mundial

Em uma escala global, o período que compreende os anos da Guerra Fria desencadeou muitos estudos sobre a Geopolítica, pois tratava-se de uma disputa territorial e ideológica entre as duas maiores potências mundiais na época: Estados Unidos e União Soviética. 

Estes estudos buscaram enfatizar sobretudo a importância do papel do Estado nas decisões estratégicas e na definição de valores e normas sociais.

Ordens Mundiais e desenvolvimento da Geopolítica

As Ordens Mundiais são formadas com base nas relações de poder e soberania entre as nações. Estas, por sua vez, se configuram de acordo com um determinado contexto histórico e temporal.

A Ordem Mundial determina qual o país dominante no mercado econômico internacional, quais os periféricos e quais são os centrais.

Velha Ordem Mundial

A primeira grande Ordem Mundial surgiu a partir das Revoluções Industriais, com o crescimento tecnológico, aumento da produção e multiplicação das mercadorias. Isso tudo proporcionou as condições ideais para o desenvolvimento da burguesia e do sistema capitalista.

Nesta Velha Ordem Mundial a Inglaterra era considerada o centro econômico do mundo, principalmente entre o século XVIII e meados do século XIX. No entanto, a indústria e a tecnologia começam a se disseminar por outros países europeus. 

Assim, nações como a França, Alemanha, Holanda e, posteriormente, os Estados Unidos e o Japão passam a ter uma grande influência no cenário mundial.

Com a saturação territorial e do mercado em meados do século XIX, cresce a disputa de novos territórios, período este que ficou marcado como o Neocolonialismo (exploração de países africanos e asiáticos pelas potências da época).

A crescente tensão entre as potências fez eclodir as Guerras Mundiais que marcaram a primeira metade do século XX. Após as guerras, no entanto, começa a configurar-se uma nova Ordem Mundial, sendo os Estados Unidos o principal centro econômico do mundo.

Mas, ao mesmo tempo, a extinta União Soviética também começa a ascender, tornando-se a segunda maior potência da época. Assim, forma-se o dualismo que protagonizou por muitos anos a Guerra Fria: Estados Unidos x U.R.S.S.

Saiba mais sobre o Neocolonialismo

Nova Ordem Mundial

Com o fim da Guerra Fria (queda da União Soviética e do socialismo), ocorre uma expansão da globalização e ampliação da lógica capitalista.

A Nova Ordem Mundial passa a ser multipolar, com o poder centrado na mão de diversas multinacionais espalhadas por todo o planeta, com destaque para os Estados Unidos, Japão e União Europeia.

Este novo cenário também é propício para o crescimento dos blocos econômicos e formação de outros grupos de nações em desenvolvimento, como o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Saiba mais sobre a Globalização.

Exemplos de temas relacionados a Geopolítica Mundial na Nova Ordem

Com o fim da Guerra Fria e a instauração da Nova Ordem Mundial, as principais discussões geopolíticas concentram-se no:

  • combate ao terrorismo mundial;
  • redefinição de fronteiras entre os países;
  • as migrações de refugiados para diversas nações, motivados pelo clima constante de guerra;
  • as questões nucleares;
  • os problemas socioambientais.

Geopolítica do Petróleo

O petróleo é considerado um recurso natural de muita importância para a atividade de indústrias e geração de energia e, por isso, atrai a atenção de grandes potências mundiais. A geopolítica do petróleo aborda os cenários e a dinâmica global para conseguir este recurso natural. 

Com a crescente escassez do petróleo, é comum presenciar uma grande disputa entre as principais potências econômicas mundiais. Neste cenário, o principal conflito envolve os Estados Unidos, considerado o maior consumidor de petróleo do mundo, e os países árabes, que são os maiores geradores desse recurso mineral.

Geopolítica Brasileira

No território brasileiro, os objetivos da geopolítica estão relacionados com a integração nacional dos estados, levando em conta características socioeconômicas das regiões, o desenvolvimento sustentável e o crescimento urbanístico. Estes fatores ajudam a incluir o país na economia internacional, por ser a principal potência sul-americana.

As questões que envolvem o espaço agrário e os principais biomas também são consideradas importantes nos estudos na Geopolítica Brasileira. Existem três grandes áreas que determinam certa influência regional, que são o Atlântico Sul, a Bacia Platina e a Região Amazônica. 

Saiba mais sobre o significado de Espaço Geográfico.

Data de atualização: 06/03/2018. O significado de Geopolítica está na categoria: Geral