Significado de Fronteira

Juliana Bezerra
Revisão científica por Juliana BezerraProfessora de História

O que é Fronteira:

Uma fronteira é uma linha física ou artificial que separa áreas geográficas e são conhecidas principalmente por serem limites políticos e separarem países.

Uma fronteira também descreve a área controlada por um poder administrativo ou político. O governo de um país só pode criar e impor leis dentro de suas fronteiras, por exemplo.

Fronteiras: a política e a migração

As pessoas geralmente podem se movimentar livremente dentro das fronteiras de seus próprios países, mas não podem entrar em um país vizinho, sem a permissão ou conhecimento do mesmo.

Porém, quando os países vizinhos têm sistemas políticos semelhantes ou acordos pré-negociados, suas fronteiras podem ser abertas e não defendidas.

Cada país tem suas próprias regras sobre quem pode viajar, trabalhar e residir dentro de suas fronteiras. Vistos e autorizações de trabalho são documentos governamentais emitidos para não cidadãos, que limitam o tipo de trabalho ou viagem que podem fazer no país e por quanto tempo.

Por exemplo, os cidadãos dos 27 países da União Europeia (UE) podem viajar livremente entre qualquer um dos estados-membros, sem a necessidade de visto ou apresentar passaporte.

Somente cinco membros da União Europeia - Bulgária, Chipre, Irlanda, Romênia e Reino Unido - exigem que os viajantes de outros países da UE apresentem um passaporte ou visto na fronteira.

Um exemplo interessante sobre o controle de imigração de fronteiras na União Europeia, é a Noruega. País que mesmo não fazendo parte da UE, é enquadrada dentro da Espaço Schengen, ou seja, mantêm suas fronteiras abertas.

Num exemplo oposto, a Zona Desmilitarizada Coreana - a fronteira entre a Coreia do Norte comunista e a Coreia do Sul democrática - é a fronteira mais fortemente militarizada do mundo.

A área, que tem 4 quilômetros de largura e 243 quilômetros de extensão, separa os dois países com cercas de arame farpado, minas terrestres e guardas armados.

fronteiracoreiaUma parte protegida da fronteira que separa a Coreia do Sul da Coreia do Norte.

Cidadãos da maioria dos países devem ter um passaporte e permissão oficial para entrar nas fronteiras da Coreia do Norte. Os norte-coreanos também devem ter permissão oficial antes de deixar a nação.

Os tipos de fronteiras

As fronteiras podem ser basicamente físicas, ou seja, natural ou geográfica e políticas.

Fronteira física ou geográfica

O tipo mais comum de fronteira é a física ou geográfica. Uma fronteira geográfica é uma barreira natural entre duas áreas. Rios, cadeias de montanhas, oceanos e desertos podem servir como fonteiras físicas.

Muitas vezes, as fronteiras políticas entre países se formam ao longo dos limites físicos. Por exemplo, a fronteira entre a França e a Espanha segue os picos das montanhas dos Pirineus, enquanto os Alpes separam a França da Itália.

O Estreito de Gibraltar é a fronteira entre o sudoeste da Europa e o noroeste da África. Esta via estreita entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo é uma importante fronteira política, econômica e social entre os continentes.

estreitodegibaltarEstreito de Gibraltar.

Os rios são fronteiras comuns entre nações. O Rio Grande forma uma grande parte da fronteira entre o México e os Estados Unidos, por exemplo.

Fronteiras políticas

As fronteiras políticas são as linhas divisórias entre países. Essas linhas são criadas para separar áreas governadas por diferentes grupos.

As fronteiras políticas mudam com o tempo através de guerras, tratados e comércio. Depois da Primeira (1914 - 1918) e Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), o mapa da Europa foi quase completamente redesenhado.

A fronteira oriental da Alemanha foi movida mais para o oeste, e o próprio país foi posteriormente dividido em leste e oeste da Alemanha.

Em 1803, os Estados Unidos compraram 2.147.000 quilômetros quadrados (828.800 milhas quadradas) de terras em um tratado com a França, por exemplo.

A compra de Louisiana pelos Estados Unidos, expandiu o tamanho do país para incluir as áreas que são agora os estados do Arkansas, Missouri, Iowa, Oklahoma, Kansas, Nebraska e partes de Minnesota, Dakota do Norte e do Sul, Novo México, Montana, Wyoming, Colorado. e Louisiana.

As fronteiras do Brasil

o Brasil possui 23.102 km de fronteiras, sendo 15.735 km terrestres e 7.367 km marítimas e tem limites terrestres com nove países da América do Sul: Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname, e com o Departamento Ultramarino Francês da Guiana, numa extensão da ordem de 16.886 quilômetros.

mapaamericadosulMapa da América do Sul, com as fronteiras do Brasil.

Veja também:

Data de atualização: 08/05/2019.

Juliana Bezerra
Revisão científica por Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.