Significado de Heurística

O que é a Heurística:

Heurística é a arte de descobrir e inventar, uma característica típica dos seres humanos, principalmente quando estes estão em busca de respostas para questões complexas.

A heurística é uma técnica de pensamento e comportamento praticamente automática nos humanos, que agem de modo intuitivo e inconsciente para achar prováveis respostas para aquilo que procuram.

Em suma, a heurística pode ser considerada um "atalho mental" usado no pensamento humano para se chegar aos resultados e questões mais complicadas de modo rápido e fácil, mesmo que estes sejam incertos ou incompletos.

A imaginação, a criatividade, o pensamento lateral e divergente, aliados as experiência de vida própria ou observada são responsáveis por ajudar a formar os processos cognitivos da heurística.

No âmbito pedagógico, o método heurístico é aplicado para auxiliar os alunos a encontrarem as respostas sobre determinado assunto por conta própria, através do encaminhamento feito por meio de algumas perguntas, por exemplo.

Análise heurística

Também conhecida por avaliação heurística, este tipo de análise é configurado como prático, rápido e superficial, ideal para conseguir uma resposta imediata ou emergencial sobre determinado assunto, por exemplo.

Ver também: significado de Análise.

Data de atualização: 15/03/2017.