Significado de Pesquisa Qualitativa e Quantitativa

O que é Pesquisa Qualitativa e Quantitativa:

As pesquisas qualitativas e quantitativas são métodos complementares de uma investigação científica com o fim de apurar dados e opiniões.

São os dois tipos de abordagens de uma pesquisa e ambas são usadas quando se deseja dados para analisar acontecimentos ou fenômenos sociais.

Qual a diferença entre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa?

Como vimos, são dois diferentes métodos que fazem parte da pesquisa científica e as diferenças entre elas se referem às abordagens utilizadas em cada uma.

Enquanto a pesquisa quantitativa é estruturada para coletar dados estatísticos, a pesquisa qualitativa recolhe informações que descrevem a investigação de maneira mais abstrata.

Podem ser utilizadas em conjunto, já que a pesquisa qualitativa pode apresentar informações que traduzam ou representem os dados numéricos obtidos na pesquisa quantitativa.

Em termos simples, os dados quantitativos fornecem os números para provar os amplos pontos gerais da pesquisa, enquanto os dados qualitativos trazem os detalhes e a profundidade para entender suas implicações completas.

Ambas as pesquisas buscam coletar informações para uma investigação, porém, seus métodos e estruturas são diferentes.

Abordagem qualitativa

Na abordagem qualitativa as respostas não são objetivas, os entrevistados têm liberdade para responder às perguntas da forma como quiserem. Essa abordagem possibilita mais aprofundamento na compreensão de um determinado comportamento ou fenômeno.

Dessa forma, é possível obter informações que ajudem a interpretar os mecanismos de funcionamento do que é pesquisado, compreender a razão dos acontecimentos para perceber quais medidas podem ser aplicadas.

As pesquisas qualitativas são classificadas como menos estruturadas porque buscam se aprofundar no tópico da investigação a fim de obter informações sobre as motivações, pensamentos e atitudes das pessoas.

Método quantitativo

Já a pesquisa quantitativa é objetiva e trabalha com dados, números e estatísticas que fornecem suporte para tirar conclusões gerais da pesquisa.

Por considerar o uso objetivo de dados e dar menos importância ao contexto, o método apresenta resultados imediatos através da análise dos resultados obtidos.

Veja o resumo das principais diferenças entre os conceitos e metodologias utilizados na pesquisa qualitativa e na quantitativa:

Qualitativa Quantitativa
Objetivo

Compreensão do comportamento humano a partir das perspectivas do informante.

Descoberta de fatos sobre fenômenos ou comportamentos sociais.
Coleta de dados Os dados são coletados por meio de observação de participantes e entrevistas, sem um método estruturado. Os dados são coletados através de um fato mensurável e com um método objetivo e estruturado.
Análise dos dados Os dados são analisados ​​por temas descritos pelos informantes. Os dados são analisados ​​através de comparações numéricas e conclusões estatísticas.
Resultados Os resultados são relatados na linguagem do entrevistado. Os resultados são relatados através de análises de dados.

Pesquisa qualitativa

Apesquisa qualitativa é compreendida principalmente como um método exploratório. É usada para compreender as razões, opiniões e motivações implícitas nas respostas do tópico investigado.

Na prática, a pesquisa qualitativa ajuda a desenvolver ideias ou hipóteses para as pesquisas quantitativas em potencial. Ela serve como uma compreensão aprofundada dessas análises estatísticas.

Os métodos de coleta de dados qualitativos variam usando técnicas não estruturadas ou semiestruturadas. Alguns métodos comuns incluem:

  • grupos focais (discussões em grupo),
  • entrevistas individuais,
  • participação do entrevistado,
  • apenas observações.

O tamanho da amostra geralmente é pequeno e os entrevistados são selecionados para atender a uma determinada cota.

Veja mais sobre a pesquisa qualitativa.

Pesquisa quantitativa

Já apesquisa quantitativa é usada para quantificar o problema por meio de dados numéricos ou dados que podem ser transformados em estatísticas utilizáveis.

É usada, por exemplo, para quantificar atitudes, opiniões, comportamentos e outras variáveis ​​definidas, generalizando os resultados de uma amostra populacional maior. Utiliza dados mensuráveis ​​para formular fatos e descobrir padrões na pesquisa.

Os métodos de coleta dos dados quantitativos são completamente estruturados e possuem inúmeras formas de pesquisas: on-line, em papel, pesquisas móveis e quiosques, entrevistas presenciais, entrevistas telefônicas, entre outras.

Saiba mais sobre o significado de pesquisa quantitativa.

Exemplos da estrutura de uma pesquisa qualitativa e quantitativa

A pesquisa qualitativa tem por objetivo coletar o maior número de informações e detalhes de cada entrevistado.

Exemplo: a estrutura de uma pesquisa qualitativa se baseia em perguntas que exigem respostas descritivas e detalhadas, com o intuito de coletar informações específicas e pessoais.

Já a pesquisa quantitativa tem por objetivo coletar informações mais informais ou menos detalhadas. Na maioria dos casos, a pesquisa quantitativa já traz todas as respostas possíveis a serem escolhidas.

Exemplo: a estrutura de uma pesquisa objetiva consiste em perguntas de múltipla escolha, em que o entrevistado responde de forma simples, rápida e direta.

Quando usar pesquisas qualitativas e quantitativas?

As organizações, instituições e pesquisados escolhem utilizar a pesquisa qualitativa ou quantitativa com base em seus objetivos de pesquisa. Dependendo do tipo de informação desejada, quem produz ou solicita a pesquisa precisa escolher qual categoria poderá trazer o resultado esperado.

Abaixo estão listados alguns exemplos de quando a pesquisa qualitativa ou quantitativa deve ser utilizada:

  • Para formular hipóteses: a pesquisa qualitativa ajuda a reunir informações detalhadas sobre um tópico, podendo ser usada para iniciar a pesquisa com o objetivo de descobrir os problemas ou oportunidades em que as pessoas estão pensando. Essas ideias podem se tornar hipóteses a serem comprovadas por meio de pesquisas quantitativas.
  • Para validar hipóteses: a pesquisa quantitativa fornece números para os quais pode-se aplicar a análise estatística para validar hipóteses, desvendando se o problema é real ou apenas a percepção de alguém. Os fatos concretos obtidos permitirão que as decisões sejam tomadas com base em observações objetivas.
  • Para encontrar respostas gerais: a pesquisa quantitativa geralmente tem mais respondentes do que a pesquisa qualitativa, porque é mais fácil conduzir uma pesquisa de múltipla escolha do que uma série de entrevistas ou grupos focais. Ou seja, formular perguntas gerais, com respostas simples, rápidas e diretas é potencialmente mais respondido do que perguntas complexas, que exigem respostas detalhadas.
  • Para incorporar o elemento humano: a pesquisa qualitativa também pode ajudar nos estágios finais de um projeto de pesquisa. As citações obtidas através das perguntas abertas podem colocar uma voz humana nos números objetivos e nas tendências dos resultados, dando respostas mais relevantes do que os dados quantitativos dariam.

Para saber mais sobre o assunto, leia também os significados de:

Data de atualização: 25/11/2019.