Significado de Didática

O que é a Didática:

Didática consiste na análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. A didática faz parte da ciência pedagógica, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino.

Os professores e instrutores utilizam a didática como meio para aplicar modelos de abordagens que possibilitam o aprendizado dos seus alunos. Em suma, a didática é o modo como o professor ensina determinado conteúdo para os discentes, garantindo, através de estratégias, a construção do conhecimento.

Ver também: significado da Pedagogia.

No entanto, a didática não deve ser interpretada como uma prática tecnicista. O objetivo desta é também desenvolver um pensamento crítico nos formadores, que devem analisar as técnicas e estratégias utilizadas de modo a reformula-las ou questiona-las, quando for o caso. 

Deste modo, pode-se afirmar que a didática é um estudo reflexivo que, a partir da capacidade crítica do profissional do ensino, deve auxiliar na transformação dos métodos didáticos de acordo com o ambiente ou tempo, por exemplo.

Alguns dos principais sinônimos de didática são: pedagógico, educativo, educacional e instrutivo.

Etimologicamente, a palavra didática se originou a partir do francês didactique e que, por sua vez, surgiu do grego didaktikḗ, que pode ser traduzido como "arte de ensinar".

Ver também: significado de Metodologia.

Didática geral e Didática especial

A didática geral estuda todos os princípios que são comuns entre todos os tipos de ensino e para qualquer tipo de aluno.

A didática especial, por outro lado, analisa as problemáticas específicas do ensino que cada disciplina pode apresentar, assim como possíveis meios para resolvê-los.

O significado de Didática está na categoria: Geral