Significado de Maiêutica

O que é Maiêutica:

Maiêutica ou Método Socrático consiste numa prática filosófica desenvolvida por Sócrates onde, através de perguntas sobre determinado assunto, o interlocutor é levado a descobrir a verdade sobre algo.

Para este filósofo grego, todo o conhecimento é latente na mente humana, podendo este ser estimulado por meio de respostas a perguntas feitas de modo perspicaz. 

Deste modo, a maiêutica é associada com a técnica de "parir o conhecimento", visto que este está presente em todo o ser humano, devendo apenas ser aflorado aos poucos com a ajuda de alguns estímulos de orientação.

Uma das frases mais icônicas deste filósofo simplifica a ideia do que seria a maiêutica de Socrátes: "Conhece-te a ti mesmo". Ora, de acordo com a dialética socrática, a verdade está dentro do Homem, cabendo a ele refletir e atingir as chamadas "verdades universais".

Etimologicamente, maiêutica se originou a partir do termo grego maieutike, que significa "arte de partejar". Socrátes usou esta expressão em associação ao trabalho das parteiras - profissão de sua mãe, aliás - visto que para o filósofo, o seu método proporcionava o "parto intelectual" dos indivíduos.

Maiêutica socrática

A maiêutica, como dito, é o método dialético criado por Sócrates durante o século IV a.C, e que visa a elucidação do verdadeiro conhecimento sobre determinado assunto, a partir da reflexão sobre as respostas obtidas de perguntas aparentemente simples e ingênuas.

Ver também: significado de Dialética.

As perguntas propostas por Sócrates têm um duplo caráter: ironia e maiêutica, sendo que cada uma delas representam uma parte do método socrático.

Ironia e Maiêutica

Pode-se dizer que o método socrático é dividido em duas etapas, sendo a primeira representada pela ironia - quando são aplicadas perguntas que confundem o conhecimento dogmático - e, por fim, a maiêutica - quando as respostas obtidas geram novos conhecimentos mais complexos:

1ª etapa: o interlocutor é levado a duvidar sobre o assunto que julgava conhecer. Para isso, deve-se fazer algumas perguntas simples que possam levantar contradições nas ideias ou na forma como este pensa, revelando que, na realidade, estas estão ligadas com preconceitos ou valores sociais;

2ª etapa: o interlocutor passa a questionar algumas das ideias que tinha, criando novas ideias sobre o assunto, estimulando a reflexão individual sobre o tema.

Em suma, a maiêutica primeiro "destrói" os conceitos pré-definidos do interlocutor, guiando-o no processo de reconstrução das ideias, "parindo" noções mais complexas sobre o tema que julgava conhecer.

Data de atualização: 19/02/2017. O significado de Maiêutica está na categoria: Filosofia