Significado de Orgulho

O que é Orgulho:

Orgulho é um substantivo masculino com origem no termo catalão orgull que é uma característica de alguém que tem um conceito exagerado de si próprio. Também pode significar altivez, brio, pundonor, dignidade e soberba.

A palavra orgulho pode ter uma conotação positiva ou negativa, dependendo do contexto e do sentimento que representa. É um termo pejorativo quando se refere a um sentimento excessivo de contentamento que uma pessoa tem a respeito de si mesma, de acordo com as suas características, qualidades e ações. Uma pessoa orgulhosa mostra altivez, soberba, vaidade, arrogância, podendo mesmo revelar desprezo em relação a outra pessoa. Neste caso, o antônimo de orgulho é humildade.

Quando o orgulho se refere à dignidade de uma pessoa ou ao sentimento positivo em relação a outro indivíduo, o orgulho é um sentimento positivo.

Quando alguém experimenta algum tipo de fracasso ou é humilhado, é normal dizer que essa pessoa está com o orgulho ferido.

Orgulho é satisfação de um indivíduo a respeito de uma determinada característica, objeto ou atributo que tem. Por exemplo: orgulho LGBT ou orgulho hetero.

Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito é um famoso romance da autoria da escritora britânica Jane Austen, publicado pela primeira vez em 1813. Posteriormente foi adaptado para o cinema.

Naquele que é considerado por muitos um dos melhores romances da literatura mundial, é possível acompanhar a personagem principal Elizabeth Bennet, enquanto esta enfrenta vários desafios culturais em uma sociedade baseada na aristocracia, na Inglaterra do século XIX.

Leia sobre as qualidades de uma pessoa.

Data de atualização: 10/11/2020.