Orgulho

O que é Orgulho:

Orgulho é um sentimento gerado pelo reconhecimento do valor de uma pessoa ou de algo, em geral, relativa a si próprio ou a alguma conquista pessoal.

A palavra é repleta de sentido e pode ter uma conotação positiva ou negativa, dependendo do contexto e do sentimento que representa.

Orgulho positivo e pejorativo

O orgulho é um termo pejorativo quando se refere a um sentimento excessivo de contentamento que uma pessoa tem a respeito de si mesma, de acordo com as suas características, qualidades e ações.

Algumas vezes, utiliza-se o termo "pavonear", para se referir ao comportamento da pessoa que ressalta em excesso suas qualidades, fazendo uma alusão à cauda de um pavão.

Também se torna pejorativo quando esse excesso impede que a pessoa reconheça seus próprios erros, consiga pedir ou aceitar ajuda.

Uma pessoa orgulhosa mostra altivez, soberba, vaidade, arrogância, podendo mesmo revelar desprezo em relação a outra pessoa. Neste caso, o oposto do orgulho é a humildade ou a modéstia.

A palavra tem origem no termo orgull que, do idioma catalão, a característica de alguém que tem um conceito exagerado de si próprio. Também pode significar altivez, brio, pundonor, dignidade e soberba.

O termo assume um significado positivo quando está relacionado à dignidade de uma pessoa ou ao sentimento positivo em relação a outro indivíduo.

O orgulho (positivo) pode se referir ao sentimento de satisfação gerado por uma realização, pela admiração ou reconhecimento de um feito de pessoa próxima (exemplo: ter orgulho de alguém). Nesse caso, o oposto de orgulho é a indiferença ou o despeito.

Orgulho também assume um sentido positivo quando utilizado por grupos minoritários, discriminados ou marginalizados para elevar suas próprias características e como demonstração de resistência. Por exemplo: o orgulho negro ou a parada do orgulho LGBT.

Veja também: