Significado de Traição

O que é Traição:

Traição é um substantivo feminino que remete para o ato de trair e significa uma falta de lealdade, quebra de fidelidade e confiança.

Traição tem a mesma origem que a palavra tradição, o termo em latim traditione. Quanto à etimologia, esta palavra está conotada com a entrega de alguma coisa que pode prejudicar outro.

O conceito de traição implica que há confiança (ou algum outro tipo de relacionamento) entre os elementos envolvidos. Assim, a traição pode acontecer entre amigos ou entre pessoas que têm um relacionamento amoroso.

A traição pode ser masculina ou feminina, no caso de infidelidade no amor, que acontece no caso do casamento ou namoro. No âmbito dos relacionamentos a traição é um tema muito delicado, que causa sofrimento, revolta e angústia na pessoa que foi traída. Esta pessoa deve decidir se consegue perdoar quem traiu e se for o caso, tem que pensar se deseja continuar um relacionamento com essa pessoa, mesmo depois da quebra de confiança.

Algumas das traições mais famosas da história foram:

  • Judas traiu o seu mestre Jesus, entregando-o às autoridades judaicas. Esta traição também é famosa porque Judas identificou Jesus através de um beijo;
  • Em 1789, Joaquim Silvério dos Reis traiu o separatista Tiradentes, causando a sua morte por enforcamento;
  • Traição de Brutus ao imperador César, que foi apunhalado durante uma reunião do Senado.

O significado de Traição está na categoria: Geral