Significado de Opinião

O que é Opinião:

Opinião é um substantivo feminino que significa a manifestação de uma forma de ver, representando o estado de espírito e a atitude de um indivíduo ou de um grupo em relação a um determinado parâmetro ou realidade.

A opinião de uma pessoa é aquilo que ela acredita ser verdadeiro. As opiniões manifestam o caráter de uma pessoa, porque são moldadas pelo sistema de valores que regem as atitudes do indivíduo. As opiniões também dependem das aspirações pessoais e do nível de maturidade psicológica de cada pessoa.

Muitas vezes as opiniões são divergentes, ou seja, pessoas não têm a mesma opinião sobre o mesmo assunto. Isto porque a opinião é um juízo subjetivo, que tem como fundamento o conhecimento vago da realidade, e muitas vezes não está baseada em fatos concretos e nem mesmo no bom senso. Uma opinião pode ser discriminatória e ofensiva para muitas outras pessoas.

Muitas pessoas têm dúvidas na grafia da palavra opinião, mais concretamente entre as formas opinião e opnião. A alternativa opnião está errada e não consta no dicionário da língua portuguesa.

Opinião pública

Opinião pública é a opinião geral dos cidadãos em relação ao Estado, à sociedade e a outros temas ou questões.

A opinião pública muitas vezes é revelada através de iniciativas privadas ou de meios de comunicação. Em várias ocasiões os órgãos que expressam a opinião pública se transformaram em órgãos que exercem manipulação através de propaganda, através de governos ou empresas.

O significado de Opinião está na categoria: Geral