Significado de Simpatia

O que é Simpatia:

Simpatia é um sentimento de afinidade que atrai e identifica as pessoas, é uma tendência instintiva que leva o indivíduo a estabelecer uma harmonia com o outro, permitindo a criação de laços de amizade.

Simpatia é a capacidade que as pessoas têm de participar das emoções alheias, podendo variar entre a mera aceitação e compreensão dos sentimentos do próximo e a completa identificação dos próprios estados emotivos com o do outro.

São sinônimos de simpatia: inclinação, afeição, afinidade, tendência e atração.

Simpatizar pode ser uma relação de atração ou inclinação que algo ou mesmo uma ideia exerce sobre alguém, ou seja, o ato de gostar de alguma coisa que despertou seu interesse.

Ter simpatia é ser amistoso, ser agradável, ser educado, é demonstrar gentileza e amabilidade para com o outro.

No Brasil, “simpatia” é o nome dado a um ritual ou a um objeto de superstição usado para prevenir ou curar um mal-estar ou uma enfermidade.

No uso popular brasileiro, a simpatia pode ser considerada uma espécie de feitiço ou magia, mas com uma conotação menos negativa, não estando relacionada com praticas malignas.

Por norma, as simpatias são rituais feitos tendo como objetivos coisas positivas ou benéficas, como a conquista de um amor ou a cura de uma doença, por exemplo.

Ver também o significado de macumba.

Antipatia

Ao contrário de simpatia, a antipatia é um sentimento de aversão espontânea e instintiva que as pessoas podem nutrir pelo seu semelhante, por um objeto ou mesmo por uma ideia.

Antipatia é uma repugnância, uma incompatibilidade, uma repulsa na identificação com o outro.

Ver também o significado de empatia.

O significado de Simpatia está na categoria: Geral