Significado de SIC

O que é SIC:

Sic é um advérbio latino que em português significa “assim”, “desse modo”, “desta forma” “exatamente assim” e “assim mesmo”.

A palavra “sic” é escrita entre parênteses, após uma palavra ou frase, de terceiros, quando estas apresentam algum erro na forma em que estão escritas, ou que aparentem estranheza, mas foi dessa forma que o autor escreveu.

Sic é usado em vários países e tem o mesmo objetivo, ou seja, mostrar ao leitor que foi "exatamente assim" que a palavra ou frase foi escrita pelo autor.

Para indicar ao leitor que mesmo sabendo que o texto original está errado, ou soa estranho, ele pode ser transcrito, acompanhado logo em seguida pela palavra (sic). Quando o mesmo erro se repete em várias citações de um texto, usa-se (sic passim), sempre entre parênteses, que significa (está assim por toda parte).

No mundo acadêmico já surgiu o verbo “sicar”, para indicar que vai fazer, ou não, a observação com a palavra (sic). Ex.: Não tenho coragem de sicar esse autor tão importante.

A frase latina “Sancter Pater, sic transit glória mundi” (Santo padre, assim passa a glória do mundo) era proferida até o ano de 1963, por três vezes, na posse de um novo Papa.

Data de atualização: 05/02/2014. O significado de SIC está na categoria: Língua Portuguesa