Significado de Citação

O que é uma Citação:

Citação é o substantivo feminino que indica o ato ou efeito de citar ou fazer referência a alguma coisa.

Uma citação expressa uma ideia ou opinião de um texto de um autor em concreto, sendo que o autor deve sempre ser identificado. Quando não se conhece o autor, normalmente a expressão "autor desconhecido" é inserida juntamente com a citação.

No Brasil, as normas de apresentação de citação em trabalhos científicos, e em trabalhos acadêmicos como monografias e TCC (trabalhos de conclusão de curso são definidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Alguns tipos de citação abordados nas normas NBR 10520 são:

  • Citação direta: é a transcrição literal de um texto. Quando o tamanho não passa das três linhas, a citação deve estar entre aspas duplas. Caso contrário, a citação deve estar destacada, sendo apresentada com um recuo de 4 cm em relação à margem esquerda, sem aspas e com menor tamanho de letra;
  • Citação indireta: ocorre quando a pessoa que escreve o texto aborda a ideia de outro autor, usando as suas próprias palavras; citação indireta
  • Citação de citação: acontece quando existe se deseja citar uma citação que o autor do texto fez.

Citação no direito

No âmbito jurídico, uma citação é uma intimação judicial ou que é feita em nome de alguma autoridade. A citação serve para que o réu tenha conhecimento que foi instaurada uma ação judicial contra ele e que deve se defender.

A citação por edital, de acordo com o artigo 231 do código de processo civil, é feita quando o réu é desconhecido ou incerto, ou quando a sua localização é incerta, ignorada ou inacessível.

O significado de Citação está na categoria: Geral