Significado de Ungido

O que é Ungido:

Ungido é um adjetivo que qualifica aquele que se ungiu, ou seja, que foi untado com óleos consagrados, que recebeu extrema-unção, aquele que foi submetido à cerimônia de sagração, que foi investido de autoridade por meio de unção, que foi fomentado com unguento, que é uma substância que tem por base um óleo consagrado.

Ungido é aquele que passou pelo processo de unção, no qual se passou óleos consagrados ou aromáticos, para lhe conferir poder ou dignidade, purificação ou extrema-unção.

Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob a proteção divina e a unção pode curar ou confortar alguma enfermidade física ou perdoar os seus pecados.

Na Igreja católica, o ritual de unção é chamado de "Santa Unção" ou "Último Sacramento" e "Extrema-unção". O ritual de unção dos enfermos também é praticado na religião protestante, seguindo as palavras do Apóstolo Tiago.

Segundo a Bíblia, o ritual de unção dos enfermos está baseado nas palavras do Apóstolo Tiago, que diz: “Alguém de vós está enfermo? chame os presbíteros da Igreja e orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o aliviará. E se tiver algum pecado, lhe será perdoado” (Tiago 5, 14-15). Também na Bíblia é possível ver que quando uma pessoa era ungida, ela recebia autoridade significando que ela era escolhida por Deus. Era uma coisa que acontecia com reis, por exemplo.

A sigla XPTO é a abreviação de Christus, palavra que tem origem no grego e significa ungido, aquele que recebeu a cerimônia sagrada.

Data de atualização: 26/06/2014.