Significado de Ritual

O que é Ritual:

Ritual é o conjunto de práticas consagradas por tradições, costumes ou normas, que devem ser observadas de forma invariável em determinadas cerimônias.

Ritual é uma cerimônia através da qual se atribuem virtudes ou poderes inerentes à maneira de agir, aos gestos, às fórmulas e aos símbolos usados, suscetíveis de produzirem determinados efeitos ou resultados.

Ritual é um processo continuado de atividades organizadas cuja prática está relacionada a ritos, que envolvem cultos, doutrinas e seitas, encontrados não só na vida religiosa, mas em todas as esferas culturais.

No sentido figurado ritual é uma rotina, aquilo que habitualmente se pratica, é uma etiqueta, uma regra, um estilo usado no trato entre as pessoas.

Ritual religioso

O ritual está associado às práticas religiosas ou místicas, criadas em torno da ideia de se estabelecer uma "relação entre os seres humanos e um ou vários seres sobrenaturais".

Uma série de doutrinas sobre os deveres e obrigações recíprocas entre a divindade e a humanidade, uma série de normas e rituais fazem parte das inúmeras religiões, com o objetivo de buscar uma interação dinâmica entre seus seguidores.

Para a Igreja Cristã dois rituais, ou sacramentos, foram instituídos pelo próprio Jesus: o batismo e a eucaristia. O batismo consiste em borrifar com água benta a cabeça da pessoa que será iniciada na religião. Esse sacramento lembra o batismo de Jesus por João Batista. Em outras tradições, o ritual do batismo é feito por imersão total. A eucaristia (ou Sagrada Comunhão) é um dos principais ritos de devoção, na qual o pão e o vinho são consagrados e oferecidos aos fiéis, representando o gesto de Jesus na Última Ceia. Outros rituais, celebrados em períodos de graça ou benção, incluem a crisma, o casamento, a ordenação para o sacerdócio, a confissão e a extrema unção.

As religiões afro-brasileiras seguem rituais de várias origens, como o uso de roupa branca, imagem de santos católicos, pretos velhos, caboclos e índios. A vela é usada para iluminar os caminhos. Dependendo das cores, é oferecida aos orixás ou até mesmo a exus. Os defumadores são usados para purificar o ambiente, o cachimbo é usado pelo preto velho nas consultas etc.

Saiba mais sobre

Data de atualização: 19/09/2014.