Significado de Batismo

O que é o Batismo:

Batismo é o nome do ritual de purificação e consagração que é praticado em várias religiões, principalmente no Cristianismo. A palavra batismo também está relacionada com o ato de dar um nome a alguém.

Na Igreja Católica o batismo é praticado na maior parte dos casos em recém nascidos, algo que começou no século III. É considerado o primeiro sacramento, onde a cabeça da criança é molhada três vezes.

No Protestantismo ou nas igrejas evangélicas, o batismo ocorre em pessoas mais velhas, sendo necessário consciência para fazer uma confissão de fé, declarando que se despede da "velha vida", morrendo para os maus hábitos. Depois, quando a pessoa emerge, ela ressuscita como Jesus ressuscitou, dando início a uma nova vida.

A expressão "batismo de fogo" indica a iniciação de alguém em um conflito armado, a sua primeira vez no campo de batalha. Ex: A Segunda Guerra Mundial foi o meu batismo de fogo e as minhas pernas não pararam de tremer desde essa altura.

É comum fazer o batismo de objetos como navios ou sinos, dando-lhes um nome para que comecem a ser usados. No caso concreto dos navios, muitas vezes uma garrafa de champanhe é quebrada contra o casco do navio.

Batismo nas águas

A expressão "batismo nas águas" remete para o ato de uma pessoa declarar publicamente a sua fé em Jesus, indicando a sua vontade de ser obediente a Deus durante a sua vida.

O ato de ser submerso é uma alusão à morte e sepultamento de Jesus e o ato de emergir está relacionado com a sua ressurreição.

Batismo no Espírito Santo

O batismo no Espírito Santo é um acontecimento na vida de um cristão em que a pessoa recebe a unção do Espírito Santo e é equipada com dons que o permitem dar glória a Deus através de uma vida abundante.

Algumas igrejas não acreditam no batismo do Espírito Santo, enquanto outras não estão de acordo em relação ao momento em que o Batismo no Espírito Santo acontece. Enquanto alguns afirmam que acontece automaticamente quando a pessoa aceita a Jesus como Senhor e Salvador, outros afirmam que pode acontecer mais tarde.

Diferentes denominações têm diferentes ideias sobre o Batismo no Espírito Santo. Por exemplo, algumas denominações não acreditam no dom de línguas, enquanto outras acreditam que falar em línguas comprova que a pessoa recebeu o batismo no Espírito Santo.

Batismo de Jesus

Um dos batismo mais famosos de todos os tempos foi o batismo de Jesus Cristo, que foi realizado por João Batista no Rio Jordão. Nesse acontecimento, a Bíblia relata que a voz de Deus foi ouvida pelas pessoas presentes e o Espírito Santo desceu sobre Jesus na forma de uma pomba.

Batismo de sangue

O batismo de sangue acontece quando alguém morre por causa da sua fé, ou seja, é um mártir. Alguns pensadores acreditavam que se uma pessoa não batizada morria por causa da sua fé, ela era salva mesmo sem ter sido batizada. Este foi um tema muito polêmico no seio da Igreja Católica.

O significado de Batismo está na categoria: Geral