Batismo

Denise Alves
Revisão por Denise Alves
Pedagoga, mestre em Literatura e formanda em Teologia

Batismo é o nome do ritual de purificação e consagração que é praticado em várias religiões, principalmente no Cristianismo. A palavra batismo também está relacionada com o ato de dar um nome a alguém.

No Cristianismo, por todo o mundo, o batismo é um ato público que expressa o compromisso de viver fielmente para Deus, sendo realizado em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28:19).

Na Igreja Católica o batismo é praticado na maior parte dos casos em recém nascidos, algo que começou no século III. É considerado o primeiro sacramento, onde a cabeça da criança é molhada três vezes.

No Protestantismo ou nas igrejas evangélicas, o batismo ocorre em pessoas mais velhas, sendo necessário ter consciência para fazer uma confissão de fé. Neste, também chamado de "batismo de arrependimento", o batizando confessa sua fé, declarando que se despede da "velha vida", morrendo para a velha natureza de pecado. Depois, quando a pessoa emerge da água, ela "ressuscita" como Jesus ressuscitou, dando início a uma nova vida, pela fé.

A expressão "batismo de fogo" aparece na Bíblia expressando o batismo espiritual concedido por meio de Jesus Cristo no coração dos crentes. João Batista, disse que batizava com água, para o arrependimento, mas Jesus batiza com o Espírito Santo e com fogo (Mateus 3:11), significando o "batismo com o Espírito Santo" e a purificação vinculada a transformação pela fé.

O "batismo de fogo" também pode indicar a iniciação de alguém em um ofício perigoso, como um conflito armado, a sua primeira vez no campo de batalha. Ex: A Segunda Guerra Mundial foi o meu batismo de fogo e as minhas pernas não pararam de tremer desde essa altura.

Outro uso da palavra "batismo" é quando se quer comemorar o início ou lançamento de algo. Por exemplo, é comum fazer o batismo de objetos como navios ou sinos, dando-lhes um nome para começarem a ser usados. No caso concreto dos navios, muitas vezes uma garrafa de champanhe é quebrada contra o casco do navio.

Batismo nas águas

A expressão "batismo nas águas" remete para o ato de uma pessoa declarar publicamente a sua fé em Jesus, indicando a sua vontade de ser obediente a Deus durante a sua vida.

Depois da vinda de Jesus, o ato de ser submerso durante o batismo é uma alusão à morte e sepultamento de Jesus e o ato de emergir está relacionado com a sua ressurreição.

Batismo no Espírito Santo

O batismo no Espírito Santo é um acontecimento marcante na vida de um cristão, possibilitado pela graça de Jesus. Iniciado em Pentecostes, neste batismo, a pessoa que crê em Cristo, recebe a dádiva da presença de Deus, na pessoa do Espírito Santo. Ele passa a atuar, no seu interior, transformando, santificando e equipando a fim de que o fruto do Espírito lhe permita dar glória a Deus através de uma vida reta e abundante.

Alguns grupos religiosos não acreditam ou desconsideram o batismo no Espírito Santo. Porém, a maioria dos cristãos o considera como sendo a experiência que ocorre no início da vida cristã, quando a pessoa se converte à fé em Jesus.

Contudo, nem todos concordam quanto ao momento em que esse Batismo acontece. Enquanto alguns afirmam que acontece automaticamente quando a pessoa aceita a Jesus como Senhor e Salvador, outros afirmam que pode acontecer mais tarde, com a confirmação de alguns dons.

Diferentes denominações têm ideias distintas sobre o Batismo no Espírito Santo. Por exemplo, alguns grupos evangélicos pentecostais acreditam que o batismo com o Espírito Santo é uma experiência que traz consigo a evidência do dom de línguas.

Mas há controvérsias quanto a essa consideração, sendo que, as reais evidências do batismo no Espírito Santo no crente sejam a nova vida e o fruto do Espírito que são: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gálatas 5:22-23).

Batismo de Jesus

Um dos batismos mais famosos de todos os tempos foi o batismo de Jesus Cristo, que foi realizado por João Batista no Rio Jordão. Nesse acontecimento, a Bíblia relata que a voz de Deus, vinda do céu, foi ouvida pelas pessoas presentes e o Espírito Santo desceu sobre Jesus na forma de uma pomba.

Batismo de sangue

O batismo de sangue acontece quando alguém morre por causa da sua fé, ou seja, se torna um mártir. Alguns pensadores acreditavam que se uma pessoa não batizada morresse pela fé, ela seria salva mesmo sem ter sido batizada. Este foi um tema muito polêmico no seio da Igreja Cristã.

Veja também:

Denise Alves
Revisão por Denise Alves
Mestre em Literatura pela Universidade de Coimbra, formanda em Teologia no IBP - Instituto Bíblico Português, licenciada em Letras pela UFMG, em Pedagogia pela UEMG.
Outros conteúdos que podem interessar