Significado de Urubu

O que é Urubu:

Urubu é uma espécie de pequeno abutre, característico por se alimentar, principalmente, da carne de animais mortos em estado de putrefação; carniça. Normalmente, os urubus são aves que habitam os continentes americanos. 

No entanto, quando não encontram carne pobre para comer, os urubus costumam caçar pequenos animais, como ratos, sapos ou lagartos. Na sua dieta, os urubus comem qualquer tipo de carne animal em composição (putrefação), incluindo corpos de seres humanos mortos, caso estejam ao alcance dessas aves. 

O hábito dos urubus de se alimentarem de animais em estado de putrefação é de grande importância para o equilíbrio ecológico e do meio ambiente, por evita a propagação de doenças causadas pelos vermes e bactérias. 

Caracteristicamente, os urubus são aves que penugem negra, com média de vida entre os 8 e 12 anos. Seus hábitos de caça e alimentação são diurnos, além de serem acostumados a voar alto e em círculos, sendo guiados por correntes de ar quente, enquanto procuram por alimento.  

Existem várias subespécies de urubus, entre as mais conhecidas está o urubu-rei (Sarcoramphus papa), conhecido popularmente por urubu branco, urubu real ou iriburubixá; e o urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus), que também pode ser encontrado, em raríssimas vezes, com a penugem branca (albinismo). 

No Brasil, a palavra urubu também pode ser emprega para denotar outros significados, como: alguém que enriquece a partir de práticas ilegais; uma espécie da mandioca,com a raiz curta e grossa; uma árvore silvestre, que produz uma peculiar tinta roxa; ou apelido dado a quem acompanha os enterros (serviçal), de tocha na mão. 

A figura do urubu é associada com algumas crendices populares, como a de ser um mau presságio ter um urubu voando sobre a casa ou pousado no telhado da residência. De acordo com a superstição, este seria um sinal de morte

Urubu do Flamengo

A figura do urubu é o atual símbolo e mascote do time de futebol carioca Clube de Regatas do Flamengo. 

A origem do urubu como mascote do Flamengo surgiu em 1969, durante uma disputa entre o Botafogo, pelo segundo turno do Campeonato Carioca. 

Um grupo de torcedores do Flamengo, após uma série de provocações feitas por times adversários, decidiu levar um urubu escondido para o jogo. O Flamengo se consagrou campeão por 2 a 1 e o animal se transformou no novo "amuleto" do time.

Antes do urubu, o mascote do Flamengo era o personagem dos desenhos animados Popeye. 

O significado de Urubu está na categoria: Geral