Futsal: o que é, regras e história

O futsal é um esporte coletivo. É uma variação do futebol clássico jogado em uma quadra e com 5 jogadores em cada equipe.

O futsal também é chamado futebol de salão. Esse esporte é mais dinâmico e veloz que o futebol clássico.

O objetivo do jogo é marcar gols na baliza da equipe adversária. O time que tiver feito mais gols no tempo de jogo (2 partes de 20 minutos), irá ganhar a partida.

Regras do jogo

Apesar de ser uma variação do futebol clássico, o futsal é considerado um esporte distinto. O futsal tem suas próprias regras e fundamentos:

  • A quadra tem formato retangular e pode variar entre 25 e 42 metros de comprimento, e entre 16 e 25 metros de largura.
  • A bola tem entre 62 e 64 cm de circunferência e pesa de 400 a 440 g. A bola de futsal é menor e mais pesada que a bola do futebol tradicional.
  • O jogo é feito entre dois times. Cada equipe tem 5 jogadores em quadra: o goleiro, os alas (laterais), o fixo (defesa/ zagueiro) e o pivô (atacante).
  • O jogo conta com um árbitro e um auxiliar.
  • Uma partida de futsal é divida em duas partes de 20 minutos cada. O intervalo é de 10 minutos.
  • No início do jogo é feito um sorteio com uma moeda entre os capitães de cada time. Quem ganhar o sorteio, pode escolher entre dar o pontapé inicial da partida ou um dos lados da quadra.
  • Depois do intervalo, os times trocam de lado na quadra e a outra equipe dá o primeiro pontapé.
  • O pontapé inicial da partida é feito a partir do centro da quadra. O jogador que iniciar o jogo, só pode voltar a encostar na bola depois que a bola já tiver sido tocada por outro jogador.
  • Depois de um gol, a bola volta para o centro da quadra e quem dá o chute de retorno à partida é a equipe que sofreu o gol.
  • O time contrário ao que irá dar o pontapé de recomeço de jogo deve estar no seu lado da quadra, fora do círculo central, até que a bola seja chutada e esteja "em jogo".
  • Não há limites para as substituições de jogadores, que podem ser feitas em qualquer momento do jogo na área, ao lado da quadra, destinada para as substituições.
  • Se o jogo terminar empatado, há uma prorrogação de 10 minutos, divida em duas partes de 5 minutos, mas sem intervalo. Se o empate permanecer, o jogo será decidido nos pênaltis.
  • O jogador que tiver mau comportamento ou desrespeitar as regras pode ser punido pelo árbitro.
  • No futsal também se utiliza os cartões amarelo e vermelho como advertência e punição. Assim como no futebol, ao receber dois cartões amarelos de advertência, o jogador é expulso do jogo. O cartão vermelho leva automaticamente a expulsão.
  • Quando um jogador é expulso, é substituído por outro, mas somente após 2 minutos da saída do jogador punido. Porém, se nesse período, a equipe sofrer um gol, o jogador substituto pode entrar imediatamente.
  • Cada equipe pode fazer até cinco faltas por tempo de jogo. Nas penalidades das cinco primeiras faltas é permitida a formação de barreira. Entretanto, ao marcar a sexta falta (e as seguintes), a penalidade a será cobrada em um pontapé livre, direto e sem barreiras.

Quadra de Futsal

Quadra de futsal com as medidas e as linhas divisórias
Quadra de futsal com medidas e linhas divisórias.

A quadra de futsal tem o formato retangular. As medidas da quadra podem variar conforme a competição, se é estadual, nacional ou internacional. Respeitando as regras da entidade que regula o esporte na região.

A variação também pode ocorrer devido à modalidade, se o jogo é sub 20 ou adulto, feminino ou masculino, entre outros.

As quadras no padrão internacional costumam ser as maiores: 38 a 42 metros de comprimento, e entre 20 e 25 metros de largura.

História do Futsal

Há duas versões para a origem do Futsal, uma conta que o esporte surgiu no Brasil e, a outra, no Uruguai. Porém, estudiosos do esporte apontam que a versão da origem uruguaia é a verdadeira.

Juan Carlos Ceriani é considerado o pai e inventor do esporte. Que foi chamado por ele de "Indoor-foot-ball", que significa "futebol de interior" ou "futebol de espaço fechado".

Ceriani era argentino e foi professor de Educação Física no Uruguai, na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, onde o esporte começou a ser praticado em 1934.

O professor pensou o futebol sendo jogado em outro tipo de terreno, mas também sendo misturado com regras e fundamentos de outros esportes, como o basquete e o handebol.

Conheça mais sobre as regras do basquete e do handebol.

Nos anos seguintes, o esporte se espalhou pelos países na América do Sul e, aos poucos, chegou aos outros continentes.

Em 1969 foi fundada a Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão, em Assunção, no Paraguai. Em 1971, em São Paulo, foi criada a Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa).

No ano de 1982 aconteceu o I Campeonato do Mundo de Futebol de Salão, em São Paulo, com a participação de países das Américas, Europa e Ásia. O Brasil foi o campeão, derrotando o Paraguai.

Em 1989 a Federal Internacional de Futebol (FIFA) passou a coordenar a modalidade esportiva internacionalmente.

A outra versão para o surgimento do futsal conta que o esporte surgiu quando um grupo de jovens de uma associação cristã paulista decidiu jogar futebol dentro de uma quadra de basquete.

Os jovens não conseguiam ter acesso a um gramado para jogar a versão clássica do esporte, tendo de criar uma alternativa. Entretanto, essa versão é a menos aceita.

Futsal no Brasil

O futsal é uma modalidade esportiva famosa no Brasil. Tanto em jogos amadores, quanto profissionais. O esporte também é um dos mais praticados e estudados nas escolas brasileiras, na grade curricular da disciplina de Educação Física.

O Brasil tem cinco títulos de campeão mundial na Copa do Mundo de Futsal, organizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). E ainda dois títulos anteriores, quando o campeonato era organizado pela Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa).

Foi também o primeiro campeão mundial do esporte, em 1982, no I Campeonato do Mundo de Futebol de Salão, em São Paulo. Ao todo, são sete títulos mundiais, sendo o maior campeão na modalidade.