Significado de Lacraia

O que é uma Lacraia:

A lacraia é um animal peçonhento (que possui veneno). Faz parte do filo arthropoda, os animais que possuem o corpo sem articulações, e da família scolopendridae.

Também é conhecida como centopeia e costuma viver em locais úmidos e escuros, como buracos, jardins, pedras, vasos ou lugares com depósito de lixo ou de entulho.

Durante o dia são menos visíveis, sendo mais comum que saiam de seus esconderijos durante a noite. São muito ágeis na movimentação e no ataque às presas.

O corpo das lacraias é formado por várias partes, chamadas de segmentos. Cada uma destas partes possui patas afiadas. As lacraias também têm mandíbulas, antenas e ferrões, que servem para dar o bote em suas presas.

LacraiaLacraia da espécie scolopendra polymorpha

A lacraia é venenosa?

Sim, a lacraia é venenosa, por esse motivo é classificada como um animal peçonhento. A picada da lacraia injeta na presa uma quantidade de veneno tóxico, que contém uma substância chamada histamina, que causa uma reação inflamatória no organismo e é a responsável pela dor, vermelhidão e sensação de inchaço após a picada.

Mas, apesar da toxicidade, não é muito perigosa para o ser humano e não leva à morte. Os principais sintomas após uma picada de lacraia são inchaço e vermelhidão no local, dor, coceira, vômito, suor e febre.

Entretanto, se as presas forem outros animais, principalmente os pequenos, a picada da lacraia pode ser fatal.

Como a lacraia ataca a presa?

A lacraia percebe a presença da presa através da sensibilidade de suas antenas. Para atacá-la, a prende com o último par de patas, que fica no localizado no último segmento do corpo.

Logo a seguir ela libera o veneno, que pode paralisar a presa ou mesmo matá-la, caso seja um animal pequeno.

O que fazer depois de uma picada de lacraia?

Depois de sofrer picada por uma lacraia é importante manter o local sempre limpo até que a ferida esteja totalmente cicatrizada.

Para amenizar a sensação de coceira e o inchaço causado pela picada podem ser usadas compressas quentes.

Tipos de lacraias

Calcula-se que existam entre 2500 a 3000 tipos diferentes de lacraias em todo mundo. No Brasil já foram classificados 10 tipos.

As espécies mais comuns no país são: Cryptops iheringi, Scolopendra subspinipes, Scolopendra viridicornis, Octocryptops ferrugineus e Otostigmus scabricauda.

As lacraias podem ser divididas em três grandes grupos: lacraia comum, gigante ou venenosa.

  • Comum: são as mais facilmente encontradas em casas e jardins pois vivem em locais úmidos e alimentam-se basicamente de outros animais do seu tamanho ou de folhagens.
  • Gigante: é um pouco mais rara, consegue atacar e devorar animais maiores do que ela. Com seu par de mandíbulas consegue despedaçar a presa em pouco tempo.
  • Venenosa: é o maior tipo encontrado e pode atingir aproximadamente 30 cm, dependendo da espécie. O poder do seu veneno é suficiente para levar pequenos animais à morte.

Alimentação

As lacraias podem ser carnívoras ou herbívoras, ou seja, podem se alimentar de pequenos animais ou de vegetais e folhagens.

Dentre suas presas preferidas estão insetos, vermes, lagartixas, lesmas e filhotes de pássaros ou de ratos. Por seu veneno tóxico a lacraia é capaz de atacar e digerir animais com tamanhos muito superiores a ela.

Elas também se alimentam de pequenas plantas ou de folhas. Por esse motivo, podem ser responsáveis pela morte ou por prejuízos em hortas ou plantações, caso haja uma infestação e proliferação de centopeias.

Como evitar as lacraias?

Para evitar a presença de lacraias nas casas e nos jardins podem ser tomadas algumas medidas, especialmente a diminuição da umidade dos ambientes. Veja outros cuidados que podem ajudar a evitar a presença destes animais.

  • manter os ambientes sempre limpos e livres de insetos,
  • evitar o acúmulo de objetos, entulhos e sujeira,
  • manter ralos, esgotos e outros buracos limpos e tampados,
  • não acumular água em vasos de plantas,
  • manter a grama sempre aparada e os jardins limpos.

Data de atualização: 20/11/2018. O significado de Lacraia está na categoria: Ciência