Xote: o que é essa dança e ritmo musical
Xote é um ritmo musical dançante executado por diversos cantores e conjuntos de forró. É um ritmo muito tocado nas festas juninas em diversos estados do Nordeste brasileiro.
O xote gaúcho é uma variação do ritmo, tocado no extremo sul do Brasil.
A palavra xote teve origem na palavra alemã "schottisch", que significa escocesa, pois a dança inicialmente era uma referência à polca escocesa.
O "schottsch" chegou ao Brasil em 1851, através do português José Maria Toussaint. Inicialmente era difundida apenas entre a elite, mas não demorou muito para os escravizados se interessarem e, através de observações, acabassem adaptando a coreografia para o seu próprio jeito, com mais giros e movimentos, passando a ser conhecido com o nome de xótis ou xote.
O xote tornou-se uma dança típica do Nordeste do Brasil. É tocado por uma banda composta principalmente de sanfona, pandeiro e triângulo.
Há outros tipos, como o xote carreirinha, onde os casais correm no mesmo rumo, muito comum no Rio Grande do Sul; e o xote de sete volta, em que o casal tem que dar voltas pelo salão em uma direção, depois em direção contrária.
Veja também: o que é literatura de cordel.
- Tipos de dança: principais estilos e ritmos
- Dança de salão: o que é, tipos e origem
- Valsa: o que é e origem
- Xilogravura
- Festa Junina
- Folclore brasileiro: o que é, lendas e manifestações culturais
- Significado de Sarau
- O que é uma Quermesse
- O que é literatura de cordel?
- O que é Cultura Popular (conceito e definição)