Dança de salão: o que é, tipos e origem

A dança de salão é uma modalidade que abrange diversos estilos de dança, executados em dupla. Faz parte das danças sociais.

As chamadas danças sociais são aquelas realizadas por casais (duplas) e também em eventos e celebrações sociais. Ou seja, não são unicamente apresentadas em ensaios ou espetáculos.

É comum ver casais dançando estilos da dança de salão em casamentos, festas e outros eventos. Por isso, essa modalidade é chamada de dança de salão, pois são executadas informalmente nos salões dos eventos.

Exemplos de dança de salão são: samba de gafieira, forró, lambada, salsa, pasodoble, tango e valsa.

Tipos de dança de salão

Exitem dezenas de estilos de danças de salão, pois essa modalidade se espalhou por quase todo o mundo e recebeu diversas influências. Destacam-se as seguintes:

Salsa

Casal executa passos de salsa.

A salsa é um estilo de dança (e música) cubana, inspirado em outros estilos de dança do país, como o mambo e rumba. É um tipo de dança rápida e que exige muita consciência corporal dos dançarinos.

Os movimentos da salsa são feitos em quatro tempos e direcionado para os lados. É um dos estilos mais famosos de dança de salão latinas.

Forró

O forró é uma dança brasileira, com inspiração europeia, indígena e africana. Enquanto o ato de dançar em par vem das danças de salão europeias, o movimento dos pés é originado das danças tradicionais indígenas, já o balançar dos quadris tem influência africana.

Existem três tipos principais de forró, que se diferenciam pela velocidade da música e dança, assim como pela execução de certos movimentos: forró pé de serra, forró universitário e forró eletrônico.

Lambada

Grupo formado por vários casais dança lambada.

A lambada é outro estilo de dança brasileiro, originário do estado do Pará. Os seus movimentos são inspirados da dança tradicional da região, o carimbó, e de danças caribenhas, como o merengue.

Durante a execução da lambada, os dançarinos realizam movimentos juntos e separados, sempre em sincronia.

Samba de gafieira

É, provavelmente, a dança de salão brasileira mais conhecida. Tem origem em outra dança brasileira, o maxixe, e diferente dos outros tipos de samba, o samba de gafieira é dançado em dupla.

É uma dança de leveza e graça, e o dançarino (quem conduz) também representa a figura dos malandros cariocas, tanto nos movimentos, quanto na sua postura.

Além do samba de gafieira, outra modalidade de samba, o samba rock, também é considerada uma dança de salão.

Pasodoble

Saia florida em movimento de dançarina de pasodoble.

É uma dança de salão europeia, mas especificamente espanhola. A execução da dança requer muita atitude e uma excelente postura.

O pasodoble simboliza toda a fúria e tensão das touradas espanholas. Durante a dança, o dançarino representa o touro, enquanto a dançarina simboliza a sua capa ou o próprio touro.

Quanto as vestimentas, o dançarino usa roupas semelhantes as dos toureiros, enquanto a mulher usa as conhecidas saias longas, volumosas e com babados típicas da dança.

Bolero

Há dúvidas sobre a origem do bolero, enquanto algumas versões afirmam que a dança surgiu em Cuba, outras têm a origem na Espanha.

A versão mais conhecida diz que o bolero é cubano, mas inspirado em ritmos espanhóis e de outros países latinos.

É uma dança muito romântica, com um ritmo mais lento do que as demais danças latinas.

Tango

Casal de dançarinos ensaia passos de tango.

O tango é uma dança de salão argentina. É uma dança de muita sensualidade e, durante o século XIX, data de seu surgimento, foi considerada imprópria.

A palavra tango é de origem africana e significa "dentro de casa", que resumia, para a época, onde a prática da dança deveria acontecer, longe dos locais públicos. Somente no século XX, o tango passou a ser aceito e praticado mais livremente.

Acredita-se que tenha origem em danças cubanas. É um estilo que expressa muita paixão, mas também tristeza e agressividade.

Foxtrot

O foxtrot é uma dança norte-americana, executada ao ritmo das grandes bandas de jazz. Tem movimentos longos, contínuos e muito elegantes.

A partir do foxtrot outro estilo de dança surgiu, na Inglaterra, com movimentos mais acelerados, o quickstep.

Valsa

Casais dançam valsa.

A valsa tem origem na região da Áustria e Alemanha. É inspirada no minueto e no laendler (uma dança popular alemã).

Tornou-se famosa nas cortes europeias a partir do século XIX, após enfrentar muito preconceito por sua origem popular. A valsa é considerada uma dança clássica, de muita elegância, e executada em três tempos.

Conheça mais sobre a valsa.

Kizomba

É uma dança de salão angolana. Tem o ritmo lento, bem marcado, e muito sensual. Tem influência de outros ritmos angolanos, como o semba (que também influenciou o sambra brasileiro) e o merengue angolano. O termo "kizomba" significa "festa" ou "diversão".

Origem da dança de salão

Pintura em tons de amarelo claro e lilás que mostra um baile europeu, com dança de salão.

As danças de salão surgiram no século XIV, durante o Renascimento na Europa. Foram primeiro popular nas cortes, entre a nobreza, e depois passaram também a serem frequentes nas danças das pessoas comuns, inclusive nas danças folclóricas.

Entre as danças mais praticadas na época estavam o minueto, a polka, a quadrilha e a valsa. O minueto, a polka e a quadrilha eram mais dançadas na França. Na Inglaterra, a quadrilha era a mais praticada. Já na Áustria, dançava-se a valsa.

A partir do século XIX, as danças em duplas se tornaram ainda mais conhecidas, inclusive fora da Europa, levadas através da colonização e da imigração. Na América Latina e na África, por exemplo, misturam-se com as danças e costumes locais, criando-se novos passos e ritmos.

Alguns exemplos são o samba de gafieira, o soltinho, o tango, o merengue, a cumbia e a salsa, estilos de dança de salão latino-americanos, e a kizomba, um estilo africano.

Veja também o que é dança contemporânea.

Outros conteúdos que podem interessar