Significado de Valsa

O que é a Valsa:

A valsa é um gênero musical clássico, que também se desdobra em um estilo de dança clássica, originados na Áustria e na Alemanha no início do século XII.

Normalmente a valsa, seja como gênero musical ou estilo de dança, possui o compasso ternário, ou seja, tem três tempos, sendo o primeiro tempo forte e os demais fracos.

A palavra valsa tem origem na palavra alemã waltzen, que traduzida quer dizer “dar voltas”. Ela é marcada principalmente pelo ritmo lento e pelo movimento de torções em par, que se movem pelo salão em círculos, como se estivessem dando voltas.

Embora a valsa seja considerada clássica, sua origem é campestre e surgiu primeiramente como um estilo de dança inspirado no minueto, dança na qual os pares dançavam separados, e no laendler, dança campestre alemã.

A valsa era vista em princípio como vulgar pelas classes sociais mais altas e pela aristocracia. Alguns países europeus chegaram a proibir a valsa, por considerarem uma dança imoral. Entretanto, ela ganhou força nas camadas mais populares da sociedade.

Ao longo dos anos, muitas variantes, inclusive composições musicais da valsa foram desenvolvidas, de acordo com a região geográfica.

Os compositores mais famosos da valsa são os membros da família Strauss, Josef e Johann Strauss.

Depois, ela foi reinterpretada por compositores como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Maurice Ravel. Johann Strauss II compôs mais de duzentas valsas, que tornou o estilo uma dança independente com contato mais próximo entre os parceiros. Dentre elas, destaca-se a valsa “Danúbio Azul”, considerada a composição mais tocada e conhecida dele.

No fim do século XVI a dança passou a ser aceita pela alta sociedade, transformando-se em um gênero clássico.

Valsa no Brasil

No Brasil, a valsa pode ser encontrada no repertório de alguns compositores importantes, como Villa Lobos, Carlos Gomes, Ernesto Nazaré, Chiquinha Gonzaga e alguns outros.

É comum no Brasil a tradição da valsa ser dançada em comemorações importantes como bailes de debutantes (festas de 15 anos), formaturas e casamentos.

A valsa também surge em algumas expressões brasileiras, como "pé de valsa", que caracteriza a pessoa que é um excelente dançarino.

Veja também o significado de Dança.

O significado de Valsa está na categoria: Arte