Significado da expressão A recíproca é verdadeira

O que significa a expressão A recíproca é verdadeira:

A expressão "a recíproca é verdadeira" é utilizada quando uma pessoa quer demonstrar que sente o mesmo em relação à outra.

Por exemplo, quando um amigo diz a uma amiga "a nossa amizade é muito importante para mim", e a amiga pensa o mesmo e quer retribuir as palavras, ela diz "a recíproca é verdadeira".

A expressão tem como base a palavra recíproca, que vem de reciprocidade. Aquilo que é recíproco significa aquilo que é mútuo, que se apresenta como característica das relações entre duas ou mais partes, de forma a estabelecer e manter uma boa convivência. 

Veja também: Reciprocidade

O reforço com o uso da palavra "verdadeira" confirma o sentimento recíproco, dizendo que é verdade, que isto é certo. Ou seja, "a recíproca é verdadeira" quer dizer que existe reciprocidade.

A frase é muito usada em momentos de demonstração de amizade ou de amor. Quando fala-se "a recíproca é verdadeira" nestes contextos, expressa-se em resposta à alguém que demonstrou seu sentimento em relação àquela pessoa ou grupo de pessoas.

Também pode ser usada na afirmação de algo correspondente à duas coisas que não sejam sentimentos e nem relacionadas às pessoas. Um exemplo é a expressão usual "a arte imita a vida", que em dado momento pode ser complementada desta forma: "a arte imita a vida, e a recíproca é verdadeira". Ou seja, a relação recíproca, de troca, também acontece e a vida imita a arte.

A negação da frase pode ser "a recíproca não é verdadeira", ou "a recíproca nem sempre é verdadeira", quando há divergências entre as duas partes relacionadas. Como em "Atitudes compensam palavras, mas a recíproca não é verdadeira" (Ulysses Franco).

A tradução para o inglês seria a expressão the opposite is true, ou the reverse is true, assim como a palavra likewise, esta última no sentido de "da mesma forma".

O significado da expressão A recíproca é verdadeira está na categoria: Expressões Populares