O que é Pressuposto: significado e exemplos

Igor Alves
Revisão por Igor Alves
Professor de Língua Portuguesa

Pressuposto significado algo que se pressupõe; que se supõe antecipadamente, ou seja, aquilo que se imagina e pensa sobre determinada coisa ou situação antes mesmo de ter contato ou conhecimento sobre ela.

Os pressupostos são marcados por advérbios, verbos, orações adjetivas e adjetivos. O pressuposto é um dado apresentado como indiscutível para o falante e o ouvinte, não permitindo contestações.

Pressupostos são ideias não expressas de maneira explícita num discurso, mas que podem ser percebidas a partir de certas palavras ou expressões que foram utilizadas.

Quanto à utilização de pressupostos, eles devem ser sempre verdadeiros ou aceitos como verdadeiros, pois são os responsáveis por construir as informações consideradas explícitas.

Exemplo:

"A atividade de radiodifusão deve respeitar as condições pressupostas na atribuição do alvará para o seu exercício."

Pressuposto e Subentendido

Um pressuposto, como dito, consiste numa ideia clara que pode ser presumida, que seja possível supor. Por outro lado, o subentendido é uma insinuação no enunciado, algo que pode ser deduzido a partir da informação que é fornecida.

Uma frase pode ter vários pressupostos e subentendidos, sendo que neste último caso, os subentendidos dependem da interpretação que cada indivíduo consegue fazer.

Na frase: "O João não pode mais dirigir um carro", o pressuposto é que o João antes dirigia um carro. Quanto ao subentendido, podem existir vários. Talvez o João não dirija mais porque a sua carteira de motorista foi cassada ou por sofrer um acidente grave. São diversas as possibilidades de interpretação neste caso.

Pressuposto processual

No âmbito do Direito, pressuposto é um fato ou circunstância que se considera como antecedente necessário de outra, ou também quando alguma hipótese ou suposição deve ser lançada antes de ser provada.

Os pressupostos processuais podem ser de existência ou de validade. Na categoria dos pressupostos processuais de existência é possível identificar os subjetivos e objetivos.

Veja também:

Igor Alves
Revisão por Igor Alves
Educador desde 2009, professor de Língua Portuguesa licenciado pela Universidade Federal do Pará. Criador de conteúdos online desde 2021.
Outros conteúdos que podem interessar