5 Atitudes altruístas que mudaram o mundo

O mundo seria um lugar muito mais bonito se todos praticássemos o altruísmo. Aliás, você sabe REALMENTE o que isso significa?

Ser altruísta é ajudar o próximo, ou seja, ser solidário com as emoções e sentimentos alheios, dando o máximo de apoio para que a outra pessoa consiga superar os seus obstáculos e ser feliz.

"O que eu ganho com isso?" - esta definitivamente não é uma pergunta que cabe ao altruísmo. Este ato é feito sem esperar absolutamente nada em troca. A recompensa que o indivíduo altruísta recebe por suas ações é ver o sorriso no rosto daqueles de conseguiu ajudar.

Quer exemplos? Então confira algumas atitudes altruístas feitas por personalidades marcantes que ajudaram a levar mais dignidade e felicidade para a vida de milhões de pessoas!

5. Diana, Princesa de Gales

Princesa Diana

Bela, elegante, sorridente e um ícone da moda. São vários os adjetivos que podemos usar para qualificar Lady Di, mas nenhum é mais verdadeiro do que ALTRUÍSTA.

Conhecida como a "Princesa do Povo", a luta de Diana por apoiar os grupos menos favorecidos foi constante ao longo de quase toda a sua vida. 

As campanhas de conscientização sobre a AIDS - que ainda era um tabu gigantesco em meados dos anos 80 - e a luta contra as minas terrestres espalhadas por vários países do continente africano, que diariamente ceifavam a vida de várias pessoas, são apenas alguns destaques que marcaram o trabalho de caridade da princesa Diana. 

Não restam dúvidas que as atitudes filantrópicas da princesa mais amada do mundo serviram (e servem) de inspiração para milhares de pessoas, em especial às jovens que veem em Diana um modelo de força, independência e solidariedade.

4. Santa Teresa de Calcutá

Santa Teresa Calcuta

Mesmo com algumas controvérsias é inegável o impacto que os inúmeros trabalhos de caridade da Santa Teresa de Calcutá (foi canonizada em setembro de 2016, pelo Papa Francisco) tiveram para a vida das pessoas. 

Mesmo décadas após a sua morte, as mensagens de paz e amor da "Santa das Sarjetas" ainda ecoam fortemente por todo o mundo!

Madre Teresa vivia cotidianamente com um único objetivo: a caridade. Com a fundação da congregação religiosa Missionárias da Caridade, a Santa conseguiu auxiliar milhares de pessoas inválidas e pobres em mais de 130 países.

A sua incansável luta contra o abandono daqueles que sofriam e que eram ignorados pela sociedade, fez com que Madre Teresa fosse laureada com um Nobel da Paz em 1979.

Saiba mais sobre o que significa ser Altruísta.

3. Nelson Mandela

Nelson Mandela

A famosa luta de Mandela contra um dos regimes mais injustos e cruéis que a Humanidade já presenciou - o apartheid - é uma das principais fontes de inspiração para milhões de pessoas.

Mandela nasceu numa família de nobreza tribal e tinha tudo para ocupar um cargo de chefia, mas recusou esta oportunidade e dedicou toda a sua vida a defesa dos direitos humanos.

Este líder também é um ícone da resiliência humana, teve que enfrentar 27 anos preso numa cela minúscula, abdicando de sua liberdade e da companhia de seus familiares, tudo isso em prol de um propósito comum: a igualdade de direitos entre todos os seres humanos.

Quer uma definição mais perfeita do que consiste o altruísmo do que a vida de Mandela? É díficil... 

Ver também: Histórias comoventes sobre a Resiliência Humana.

2. Malala Yousafzai

Malala

Morando num território ameaçado pelo regime talibã, esta paquistanesa não se calou perante as injustiças que eram praticadas contra as mulheres de seu país, em especial a proibição de frequentarem a escola.

Com apenas 11 anos de idade, Malala começou a chamar atenção de todo o mundo através de seus textos (mantidos num blog) que narrava a dura realidade dos paquistaneses sob o regime terrorista. 

Mesmo sabendo que estava a pôr a sua vida em risco, a jovem nunca se calou ou teve medo das opressões do regime talibã. Em 2012, no entanto, acabou sendo vítima de um atentado. Atingida por 3 tiros, Malala esteve em estado crítico e inconsciente por muitos dias. 

Quando se recuperou, a força de vontade de Malala e empenho para denunciar os horrores que seu país estava vivendo se tornou mais intenso.

Considerada a pessoa mais jovem a receber um Nobel da Paz (com apenas 17 anos), Malala é uma "injeção de motivação" para aqueles que estavam desacreditados na Humanidade. Mesmo em meio a tanto sofrimento e desonestidade, existem pessoas fortes, dignas, resilientes e que colocam o amor ao próximo como prioridade em suas vidas.

Bravo, Malala. Bravo! 

1. Jesus Cristo

Jesus Cristo

Se existe uma personalidade que mudou totalmente o modo com as pessoas enxergam o mundo, este foi Jesus Cristo!

Este personagem mítico da fé cristã inspira as pessoas há mais de 2 mil anos! As suas ações estão narradas na Bíblia e, muitas delas, mostram verdadeiros exemplos de como ser altruísta. 

Jesus é conhecido por "ter morrido na cruz para livrar a humanidade de seus pecados". Metaforicamente, este ato santo de Cristo é a base do conceito do altruísmo: o sacrifício em prol do próximo, isso quer dizer, deixar de fazer algo pensando exclusivamente no seu bem-estar e contribuir para a felicidade alheia. 

Saiba mais sobre o significado do Altruísmo.

Qual a sua principal fonte de inspiração para praticar o altruísmo? Aliás, você acha que é uma pessoa altruísta? Reflita sobre isso.

5 Atitudes altruístas que mudaram o mundo está na categoria: Geral