Significado de Abnegação

O que é Abnegação:

Abnegação é uma palavra que descreve uma ação ou atitude de renunciar ou recusar algo ou alguém.

Quando uma pessoa demonstra abnegação, ela desiste de algum comportamento ou alguma coisa. Assim, a abnegação remete para uma forma de sacrifício, como o ato de ignorar os seus próprios interesses. Ex: A minha mãe é o maior exemplo de abnegação, porque sacrificou a sua carreira para criar os seus filhos.

Na maior parte dos casos, a abnegação tem um sentido positivo. No entanto, a abnegação também pode revelar desinteresse ou indiferença por parte de uma pessoa.

A abnegação ascética está intimamente relacionada com o ascetismo, uma atitude de negação, renúncia ou abstenção dos prazeres e de coisas materiais, com o objetivo de alcançar a perfeição moral e espiritual.

No contexto da literatura, abnegação é uma das cinco facções que existem no livro "Divergente", da autoria da norte-americana Veronica Roth.

Abnegação e religião

No âmbito da religião, a abnegação é um tópico importante, sendo uma atitude aconselhada para aqueles que seguem uma doutrina religiosa. No Cristianismo, por exemplo, Jesus aconselha em Lucas 9:23 as pessoas que querem segui-Lo a negar a si mesmo e a carregar a sua própria cruz.

No espiritismo, Allan Kardec também falou sobre a importância da abnegação.

Abnegação e altruísmo

Abnegação e altruísmo são sinônimos, porque remetem para uma atitude de generosidade em relação a algo ou alguém.

Saiba mais sobre o significado de altruísmo.

O significado de Abnegação está na categoria: Geral