Significado de Lobo em pele de cordeiro

O que é Lobo em pele de cordeiro:

Lobo em pele de cordeiro é uma expressão popular, utilizada para caracterizar uma pessoa que aparenta ter boa índole, mas na realidade é má, perversa ou desonesta.

Normalmente, o indivíduo que é considerado um “lobo em pele de cordeiro”, esconde a sua verdadeira índole negativa. Essas pessoas aparentam ser educadas, empáticas e boas amigas, mas não são sentimentos verdadeiros.

Os “lobos em pele de cordeiro” usam da falsa simpatia para conquistar as pessoas ao seu redor, unicamente para alcançar determinado objetivo egoísta.

Esta frase se originou a partir de um trecho clássico do Novo Testamento da bíblia sagrada cristã. Trata-se de uma parábola de Jesus Cristo, descrita no livro de Mateus, e que diz:

“Cuidado com os falsos profetas. Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os conhecerão pelos que eles fazem. Os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos. (Mateus 7:15-16).

Nesta parábola, Jesus tenta alertar aos seus fiéis sobre uma das piores condições do ser humano: a falsidade.

As pessoas falsas tentam ludibriar os demais na tentativa de obter vantagens sobre os outros, sendo que neste processo, não levam em consideração os sentimentos ou a estabilidade física e mental do próximo.

Saiba mais sobre o significado de falsidade.

Muitas pessoas atribuem a expressão “lobo em pele de cordeiro” à famosa fábula homônima de autoria do escrito grego Esopo. No entanto, assim como muitos outros autores, este se baseou na parábola descrita na bíblia para construir a sua história.

Em inglês, a expressão “lobo em pele de cordeiro” é traduzida para wolf in sheep’s clothing.

Ver também o significado da expressão O homem é o lobo do homem.

Data de atualização: 21/09/2015.