Altruísmo

O que é Altruísmo:

Altruísmo significa o oposto de egoísmo, a palavra foi criada por Augusto Comte para simbolizar atitude de amor ao próximo, ausência do interesse próprio ou agir em prol de outra pessoa. Também pode ser compreendido como filantropia.

O altruísmo é considerado uma doutrina ética que indica o interesse pelo próximo como um princípio "supremo" da moralidade. Uma pessoa altruísta é aquela que pensa nos outros antes de pensar em si.

Para a pessoa altruísta, o próprio bem está condicionado ao bem do outro, age movida por um sentimento de responsabilidade e solidariedade com os problemas alheios.

O conceito de altruísmo, ainda que não tenha usado propriamente o termo, está bastante presente na obra do filósofo alemão Ludwig Feuerbach. Para ele, o anti-egoísmo seria o fundamento de uma sociedade mais justa e faria parte da essência do cristianismo.

No caso do Cristianismo, o altruísmo é revelado através do amor ao próximo. Um dos mandamentos deixados por Jesus (João 13:34) é o altruísmo: "amar ao próximo como a si mesmo".

Apesar disso, o altruísmo não é uma atitude exclusiva de uma pessoa que segue uma religião e pode ser demonstrado por qualquer pessoa, sendo um importante valor moral.

Um indivíduo altruísta não prioriza seu próprio interesse e não ajuda os outros visando obter algum benefício em troca.

O altruísmo está diretamente relacionado com outros valores humanos, como a empatia e a ética. Para que o altruísmo se concretize, é importante que uma pessoa se coloque no lugar da outra, entendendo o que está se passando e agindo de acordo com isso.

Ver também: