Significado de Caveira

O que significa Caveira:

Caveira é o nome dado para o conjunto dos ossos do crânio e da face e pode simbolizar muitas coisas, que variam de acordo com o contexto.

A caveira é frequentemente relacionada com a morte, e por isso é um símbolo usado muitas vezes para indicar coisas negativas ou nocivas, como substâncias tóxicas ou situações que causam risco de vida. A sua simbologia remete para a mudança ou transformação na vida de alguém, como o princípio de uma nova etapa ou ciclo.

A caveira, ou faca na caveira é o símbolo do BOPE (Brigada de Operações Policiais Especiais). Neste caso, a faca representa o caráter ousado do indivíduo de quem cumpre a missão e a caveira simboliza não apenas a morte, mas também o conhecimento e inteligência. A faca na caveira indica a capacidade do ser humano de se superar.

Em tempos antigos, algumas tribos guerreiras colecionavam as caveiras dos seus inimigos e as exibiam como troféu, também para intimidar outros adversários.

A caveira e a representação de dois ossos cruzados também eram muito populares nas bandeiras piratas, que também eram conhecidas como Jolly Rogers. Diferentes navios tinham versões diferentes da bandeira, mas a caveira era essencial para causar medo nas outras embarcações e revelar a intenção agressiva dos piratas.

Muitas pessoas têm dúvidas quanto à forma correta de escrever esta palavra, mais concretamente entre caveira ou cavera. Apesar de muitas vezes a pronúncia da palavra se assemelhar mais a "cavera" (com o "i" mudo), a forma correta é caveira e não cavera.

Em inglês, a tradução da palavra caveira é skull.

A tatuagem de caveira também é bastante popular, que pode ter vários significados, dependendo do tipo de caveira. Em muitos casos, a tatuagem de caveira serve relembrar que a vida é efêmera e que devemos aproveitar cada momento.

Caveira mexicana

A caveira mexicana é um elemento muito popular e central na celebração do Dia dos Mortos, que ocorre entre o dia 31 de Outubro até 02 de Novembro. Segundo a tradição mexicana, durante a festa dos mortos os familiares que já morreram regressam para visitar as suas famílias.

Desta forma, neste caso a caveira não é apenas uma representação da morte, mas também é usada como maneira de prestar homenagem às pessoas queridas que já morreram. A caveira mexicana também é usada como representação que a morte faz parte da vida, e por esse motivo não devemos ter medo dela, mas aceitá-la.

Também são muito populares as tatuagens de caveiras mexicanas, que são muito coloridas e não tão sombrias como as tatuagens de caveira tradicionais.

Saiba mais sobre o significado da caveira mexicana.

Data de atualização: 20/05/2016. O significado de Caveira está na categoria: Geral