Significado da Flor de Girassol

Girassol é o nome de uma planta. O nome científico do girassol é Helianthus annus, cujo significado é “flor do sol”. É uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule posicionando a flor na direção do sol durante a fase de amadurecimento. Quando o talo da planta deixa de crescer, o girassol fica parado em direção ao oriente até morrer.

De acordo com a sabedoria popular, a flor de girassol significa felicidade. Sua cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas podem simbolizar calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva que emana do sol. O girassol também pode representar altivez.

girassol

Pela sua beleza e exuberância, a flor do girassol é muito procurada para ornamentação. Acredita-se que ela traz sorte e boas vibrações ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui, pois possui características do Sol.

Em um arranjo, plantada na terra ou em um vaso, a flor de girassol se destaca em qualquer jardim ou na decoração de interiores. Está fortemente associada à fama, sucesso, longevidade, nutrição, poder e calor. Oferecer um girassol a uma pessoa que iniciou um negócio expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna para ela.

Segundo uma crença popular, a semente do girassol, quando deixada ao sol, pode curar a infertilidade. Na Hungria acredita-se que, se forem colocadas sementes de girassol na janela da casa de uma mulher grávida, a criança que nascer será homem. Na Espanha, quem tem 11 girassóis tem a sorte do seu lado.

O mito grego do girassol

A Mitologia Grega apresenta uma lenda que explica o aparecimento da flor de girassol. Clítia ou Clície era uma ninfa que estava apaixonada por Hélio, o deus do Sol. Quando este a trocou por Leucoteia, Clície começou a enfraquecer. Ela ficava sentada no chão frio, sem comer e sem beber, alimentando-se apenas das suas próprias lágrimas.

Enquanto o Sol estava no céu, Clície não desviava dele o seu olhar nem por um segundo, mas durante a noite o seu rosto se virava para o chão, continuando então a chorar. Com o passar do tempo, os seus pés ganharam raízes e a sua face se transformou em uma flor, que continuou seguindo o sol. É assim que a Mitologia grega explica o nascimento da primeira flor de girassol.

A flor de girassol no Espiritismo

Não há na Doutrina Espírita nenhuma menção ao girassol enquanto símbolo. Mas não é incomum encontrarmos em textos de adeptos do espiritismo alusões a essa planta. Nesses textos, o girassol aparece como uma metáfora da vida. A Luz Divina alimenta o espírito, assim como a luz solar alimenta uma flor de girassol.

Da mesma forma como o girassol se movimenta sempre em busca do sol, recomenda-se que as pessoas façam o mesmo na vida, procurando sempre o lado da luz e evitando os vícios e a escuridão. Assim, dá para entender o girassol um exemplo a ser seguido.

Veja também:

Data de atualização: 01/07/2021.