Significado do Casamento

O que é o Casamento:

Casamento é a união voluntária entre duas pessoas que desejam constituir uma família, formando um vínculo conjugal que está baseado nas condições dispostas pelo direito civil. 

O chamado "casamento civil" é o ato de união de duas pessoas sob o Direito Civil. Neste caso, em alguns países, como o Brasil, por exemplo, a união civil pode ser constituída por pessoas de ambos os sexos. 

Mas, já no âmbito religioso, o casamento é um ato exclusivamente destinado aos casais heterossexuais (um homem e uma mulher), sendo esta condição descrita na bíblia sagrada cristã. 

Para o cristianismo, o casamento é interpretado como a união de um homem e uma mulher sob a presença de Deus. Neste contexto, ao contrário do casamento civil que pode ser dissolvido a partir do divórcio, a Igreja não permite a dissolução do casamento, salvo casos extremamente raros.

Vale destacar que cada cultura e religião apresenta características particulares e significados distintos sobre o casamento. Em algumas crenças, por exemplo, o casamento pode ser poligâmico, ou seja, a união de um homem com duas ou mais mulheres.

No matrimônio religioso, principalmente o baseado na fé cristã, a aliança é um dos símbolos mais importantes desta união, pois representa a ligação física e espiritual entre as duas pessoas que se casaram.

Saiba mais sobre o significado de usar aliança.

Bodas de casamento

São celebrações anuais feitas no dia que marca o aniversário de casamento do casal. Estas comemoração visam reafirmar o compromisso mútuo de fidelidade e companheirismo feito no ato do casamento.

Tradicionalmente, cada ano de casamento é simbolizado por algum elemento ou material específico, que possui uma representação para cada período da vida de casados.

Saiba mais sobre o significado das Bodas de Casamento. Confira também o significado das Bodas de Meses de Casamento.

Data de atualização: 19/02/2017. O significado do Casamento está na categoria: Geral