Significado de Civilização

O que é Civilização:

Civilização é o conjunto de caracteres próprios da vida social, política, econômica e cultural de um país ou região. É o ato ou efeito de civilizar (se), ou seja, de tornar (se) civil, cortês, civilizado.

Civilização é o estado de cultura social, caracterizado por um relativo progresso no domínio das ciências, da religião, da política, das artes, dos meios de expressão, das técnicas econômicas e científicas, e de um grau de refinamento dos costumes.

As civilizações foram se formando ao longo de diferentes épocas e são estudadas através da análise e interpretações dos historiadores que se utilizam de vestígios deixados pelo homem, entre eles, restos arqueológicos, monumentos, tradições e documentos escritos que são fundamentais para o conhecimento da história de uma civilização.

Segundo o historiador holandês Johan Huizinga (1872-1945) só é possível se vislumbrar a existência de uma civilização quando são preenchidos três requisitos primordiais:

1 – certo grau de domínio da natureza física através de boas técnicas científicas e industriais.

2 – um indispensável equilíbrio entre esse progresso técnico e esse domínio do homem sobre a natureza física, e um correspondente progresso moral e o domínio do homem sobre a sua própria natureza espiritual.

3 – a existência de um ideal comum, como característica da feição espiritual de uma época ou de um povo.

Data de atualização: 07/08/2014.