Significado de Barbárie

O que é Barbárie:

Barbárie é a condição daquilo que é selvagem, cruel, desumano e grosseiro, ou seja, quem ou o que é tido como bárbaro.

A barbárie pode ser interpretada como uma ação de extrema violência e agressividade, com o único objetivo de afetar diretamente a paz e a tranquilidade de determinado grupo.

No âmbito da linguística, uma barbárie pode ser o lapso ou erro grosseiro de ortografia ou linguagem, ato este que “fere” as normas básicas da gramática de determinado idioma, por exemplo.

Entre alguns dos principais sinônimos de barbárie estão: selvageria, bestialidade, grosseria, ignorância, estupidez, rudeza, crueldade, atrocidade e incivilidade.

Barbárie social

Este é um conceito que define as situações em que os indivíduos de determinado grupo social ignoram as leis previstas pela legislação oficial e agem por conta própria.

O Estado e seus Poderes servem para ordenar a vida social, a barbárie social começa quando há a quebra das leis ou substituições por decisões aleatórias tomadas pelos próprios cidadãos, sem o apoio da justiça constitucional.

Quando não há uma ordem social, a desordem criada proporciona o aumento das agressões e violência gratuita entre os indivíduos levando, por sua vez, a situações drásticas.

Civilização e Barbárie

Barbárie e civilização são conceitos antagônicos, mas que representam a condição e estrutura de uma sociedade.

A civilização é caracterizada pela ordem social, através do uso de leis e normas morais e éticas que ajudam a regular o convívio entre os indivíduos.

Por outro lado, a barbárie consiste no estado de caos e desordem, quando não há uma cultura ou um padrão de convívio entre os indivíduos, tornando-os seres cruéis, violentos e ignorantes.

Saiba mais sobre o significado de Civilização.

Data de atualização: 22/08/2016.