Eunuco
Eunuco é um homem castrado, que teve os testículos e/ou o pênis removidos. No sentido figurado o termo é usado com o significado de “estéril”, “impotente”, “fraco” ou “inútil”.
No Oriente Médio e na China, o eunuco era o guarda encarregado de cuidar dos haréns, local da casa reservado às esposas e odaliscas. Para se tornar eunuco, o homem guardião era escolhido pela sua incapacidade sexual, que poderia ser causada por um problema congênito ou por ser sujeito à castração.
Houve um período na História em que se fazia a castração nos meninos entre 8 e 10 anos para impedir a mudança de voz e se tornassem cantores com voz feminina. Castrato era como se designava esse tipo de cantor (castrati, no plural). Fo só em 1902 que o Papa Leão XIII proibiu essa prática.
Na seguinte passagem da Bíblia, Jesus faz referência a três tipos de eunucos:
“Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o.” (Mateus, 19:12)
Além dos eunucos, que já nasceram com esse tipo de problema e os que foram castrados por outros homens, Jesus fala sobre outro tipo de eunuco. Seria aquele que praticava o celibato para se dedicar exclusivamente à vida religiosa, ao reino dos céus.
Veja também: