Significado de Coerência

O que é Coerência:

Coerência é a característica daquilo que tem lógica e coesão, quando um conjunto de ideias apresenta nexo e uniformidade.

Para que algo tenha coerência, este objeto precisa apresentar uma sequência que dê um sentido geral e lógico ao receptor, de forma que não haja contradições ou dúvidas acerca do assunto.

A origem da palavra “coerência” está no latim cohaerentia, que significa “conexão” ou “coesão”.

Coerência textual

Na gramática, a coerência textual é responsável por dar um sentido lógico ao texto.

Para que um texto seja compreensível e faça sentido para quem está lendo, este precisa apresentar uma continuação lógica das ideias que são apresentadas ao longo da narrativa.

Cada palavra tem um significado individual, porém quando estão juntas em uma frase ou texto, formam um significado diferente. Se a construção das palavras não forem feitas de modo correto, o sentido geral da oração fica incompreensível.

A coerência textual consiste justamente no modo como aplicar cada palavra em um texto para que este tenha a intencionalidade pretendida.

Quando um texto apresenta erros na sua coerência textual, o sentido da frase não tem lógica.

Exemplo: “Estava muito calor que até começou a nevar” / “A parede estava sentada” / “Eu odeio comer carne, por isso vou pedir um bife mal passado”.

Diferença entre coerência e coesão

A coerência textual é a não contradição das ideias das palavras de um texto, sendo a coesão parte essencial para esta função.

A coesão textual se limita ao uso correto dos conectivos e articulação gramaticais, que permitem um sequenciamento harmonioso das frases e dos parágrafos de um texto.

Saiba mais sobre o coesão e sobre coesão e coerência.

Tipos de coerências

Para que uma redação tenha coerência textual, o cumprimento de algumas regras são necessárias, como a coerência sintática, temática, semântica, pragmática, genérica e estilística. 

Data de atualização: 11/07/2018. O significado de Coerência está na categoria: Língua Portuguesa