Significado de Coesão

O que é Coesão:

Coesão é a ligação harmônica entre duas partes, utilizada na gramática como forma de obter um texto claro e compreensível.

Nos estudos linguísticos, a coesão textual consiste no uso correto das articulações gramaticais e conectivos, que permitem a ligação harmoniosa entre as frases, orações, termos, períodos e parágrafos de um texto.

A coesão textual é essencial para a construção de uma boa redação, pois permite o sequenciamento das ideias de modo lógico, facilitando a leitura do texto.

Entre os principais recursos que correspondem a coesão de um texto estão as palavras de transição, que são formadas por preposições, conjunções, alguns advérbios e locuções adverbiais.

Exemplo: “inicialmente”, “primeiramente”, “além disso”, “do mesmo modo”, “bem como”, “enfim”, “dessa forma”, “ou seja”, e etc.

Diferença entre coesão e coerência

A coerência consiste na característica do que tem lógica e coesão, ou seja, quando um conjunto de ideias apresenta uniformidade.

A coesão é justamente uma das ferramentas que garantem a coerência de texto, através do uso dos elementos semânticos adequados para atingir esta finalidade.  

Saiba mais sobre coerência e coesão e coerência.

Data de atualização: 11/07/2018. O significado de Coesão está na categoria: Língua Portuguesa