Significado de Subentendido

O que é Subentendido:

Subentendido é um adjetivo que significa algo que é tácito, que se entende, apesar de não estar expresso ou enunciado. Algo que está na mente, mas não foi expresso de forma explícita.

Subentender é conhecer, prever, ou entender através do auxílio da inteligência aquilo que não está expresso ou esclarecido. É supor, admitir ou entender mentalmente através de uma interpretação. Uma coisa subentendida é implicitamente compreendida.

A dúvida relativamente à grafia da palavra é bastante comum, sendo que muitas pessoas escrevem a palavra incorretamente. A forma correta é subentendido e não sub-entendido, ou seja, sem o hífen.

Em inglês, a palavra subentendido é traduzida pelas palavras implicit, implied ou tacit. Ex: I told him it was raining. It was implied that he should bring an umbrella. - Eu disse para ele que estava chovendo. Estava subentendido que ele devia trazer um guarda-chuva.

Um indivíduo que fala por subentendidos é alguém que faz insinuações que se encontram disfarçadas no seu discurso.

Pressuposto e subentendido

Um enunciado pode conter informações pressupostas e subentendidas. As informações pressupostas são claras, indiscutíveis, e o leitor / ouvinte não tem que inferir ou deduzir qual a informação que o autor pretende passar. Por outro lado, as informações subentendidas vão depender do contexto ou capacidade de interpretação do leitor ou ouvinte.

Uma pessoa não ouve ou lê exatamente aquilo que foi dito ou escrito pelo autor ou interlocutor, porque cada pessoa complementa as informações com as suas próprias interpretações (que variam de acordo com o seu contexto).

Saiba mais sobre o significado de Pressuposto.

Data de atualização: 13/07/2016.