Significado de Conduta

O que é Conduta:

Conduta é uma manifestação do modo como um indivíduo ou grupo se comporta perante a sociedade, tendo como base as crenças, culturas, valores morais e éticos que seguem.

Normalmente esta manifestação está relacionada com a maneira que alguém se comporta, podendo esta ser uma manifestação boa (conduta positiva) ou má (conduta negativa). Assim, essas manifestações são formas de expressão de uma conduta social.

Exemplos:

“Jeiza sempre teve uma boa conduta no trabalho”.

“Agindo desta forma, Marco só demonstra um péssimo exemplo de conduta”.

“Esta é a conduta mais adequada a se tomar nessas situações”.

A conduta também é realizada conforme o conjunto de regras morais e éticas de um determinado grupo de pessoas. É o chamado código de conduta. Este conjunto de regras é normalmente utilizado por empresas, organizações, classes profissionais ou grupos sociais.

Na área da Psicologia, é comum associarmos a conduta a um determinado tipo de atitude característica de um grupo portador de síndromes ou quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos.

A conduta também pode referir-se ao ato de conduzir ou transportar passageiros ou objeto de um lugar para outro.

Exemplos:

“Fábio que me conduziu até aqui”.

“Fernando conduziu Clara até o hospital”.

A conduta no Direito

No Direito do Trabalho, a incontinência de conduta, por exemplo, é um mecanismo previsto no art. 482, b, da CLT e consiste em um conjunto de motivos que podem levar um empregado a ser demitido por justa causa.

No ambiente de trabalho, a incontinência de conduta se caracteriza por comportamentos considerados inadequados ou inconvenientes, que são incompatíveis com um ambiente profissional.

São alguns exemplos de incontinência de conduta profissional: desrespeito com colegas de trabalho, descumprimento das normas da empresa e comportamento inadequado no local de trabalho.

A conduta ilibada também é um conceito bastante comum na área jurídica. Se refere ao comportamento honesto, caracterizado por atitudes baseadas em ética e idoneidade.

Conduta comissiva também é uma expressão utilizada no Direito. Serve para caracterizar um ato que é definido por uma ação concreta que foi realizada.

Por exemplo: os crimes de conduta comissiva são aqueles em que o indivíduo pratica uma ação que é proibida pela lei. Ou seja, existe a proibição de uma determinada conduta mas, contrariando a lei, o agente a pratica.

Crime de mera conduta

No Direito Penal, o crime de mera conduta é aquele em que não existe um resultado concreto de uma ação. Assim, a lei não determina uma punição para a consequência do ato, mas para a realização dele. Desta forma, o delito é consumado no momento em que a conduta é praticada.

Por exemplo: o porte de arma é definido como um crime de mera conduta, ou seja, a situação de porte de arma basta para que o indivíduo responda por esse ato, independentemente de usá-la ou não. O crime é previsto no art. 14 da lei nº 10.826/2003 - Estatuto do desarmamento.

Sinônimos de conduta

O termo pode ser substituído por sinônimos como: atuação, maneira, ação, porte, papel, ato, atitude, modos, norma, proceder, procedimento e comportamento.

Veja também os significados de Ética e Moral e Atitude.

Data de atualização: 08/05/2019.