Significado de Deísmo

O que é Deísmo:

Deísmo é a parte da filosofia que afirma que a existência de Deus pode ser constatada através da razão, rejeitando qualquer crença religiosa.

A linha filosófica do deísmo não acredita em nenhuma religião, muito menos no deus criado por elas, já que afirma que esses deuses são considerados a partir de experiências humanas limitadas.

Os deístas afirmam que Deus criou o universo com tudo o que está nele e está deixando que tudo siga seu curso natural, sem qualquer outra intervenção da Sua parte.

O deísmo ensina também que não há milagres e que a Bíblia não é inspirada por Deus.

As principais características do deísmo

  • Rejeição de eventos sobrenaturais (milagres): em sua sabedoria, Deus criou todos os movimentos desejados do universo durante a criação. Não há, portanto, necessidade de fazer correções no meio do caminho concedendo visões, realizando milagres e outros atos sobrenaturais;
  • Rejeição de cerimônia^s e rituais: em suas origens primitivas, o deísmo rejeitou o que viu como a pompa artificial das cerimônias e rituais da religião organizada;
  • O deísmo acredita que Deus pode ser visto e sentido através da própria ciência e da natureza;
  • De alguma maneira, os deístas acreditam que toda religião advém de algum mito, criado unicamente por homens.

Quem são os deístas e no que acreditam?

Para os deístas, seguidores do deísmo, a crença em Deus não é uma questão de fé ou suspensão da descrença, mas uma conclusão lógica baseada na evidência dos sentidos e da razão.

Os deístas acreditam em Deus, porém, afirmam que Ele só pode ser entendido através da aplicação da razão e através do estudo do universo que ele criou.

Os deístas têm uma visão bastante positiva da existência humana, enfatizando a grandeza da criação e as faculdades naturais concedidas à humanidade, como a capacidade de raciocinar. Por essa razão, os deístas rejeitam amplamente todas os dogmas e as formas de religião revelada.

Deístas também acreditam que qualquer conhecimento que se tenha de Deus deve vir através de sua própria compreensão, experiências e razão, não das profecias dos outros.

Veja também o significado de:

Data de atualização: 20/08/2019.