Significado de Harém

O que é Harém:

Harém é uma palavra derivada do árabe harãm, que significa um grupo de mulheres que habitam e compartilham uma casa, vivendo sobre as regras de um casamento poligâmico.

Esta palavra também pode designar um cômodo da casa / palácio que é proibido ou ilegal a permanência e entrada de mulheres, crianças ou homens que não pertençam à mesma família.

Um Harém, em algumas culturas, pode ser considerado como uma "Casa da Felicidade", onde um homem tem o poder "divino" de satisfazer as suas necessidades sexuais livremente, possuindo várias mulheres enclausuradas (também conhecidas como odaliscas) e à disposição de servi-lo em exclusividade.

Os haréns são proibidos em quase todos os países de cultura islã e muçulmana, com exceção da Arábia Saudita e de algumas regiões pertencentes ao Golfo Pérsico.

Ter um harém é caro e sempre foi conotado como um sinal de grande riqueza, pois o homem deve ter muito dinheiro para sustentar as múltiplas mulheres, que recebem o chamado "dote" - herança deixada pelo dono do harém para cada esposa.

Normalmente, os haréns eram administrados por eunucos - homens sem órgãos sexuais - para que não houvesse o risco de se relacionarem com as mulheres do patrão, o dono do harém.

O termo também possui um sentido figurado para definir as casas de prostituição.

Atualmente, o significado do harém sofreu algumas alterações, principalmente entre os países ocidentais, passando a conotar um lugar místico e sagrado, parecido com um oásis no meio do deserto. Um lugar de tranquilidade e prazeres, onde a luxúria ainda se faz presente.

Harém no Anime

Na cultura japonesa, o harém é um gênero de anime e mangá (desenhos animados e revistas em quadrinho japoneses) característico por apresentar um protagonista masculino ou feminino que é sempre rodeado por personagens do sexo oposto. Por norma, as histórias são comédias românticas e o personagem principal é do sexo masculino, ou seja, aparece rodeado de mulheres.

O chamado "harém inverso" é quando a personagem principal é uma mulher, e vários garotos ficam interessados nela. Normalmente, os animes ou mangás de "harém inverso" são classificados como shoujo (desenhos para meninas adolescentes).

Veja também:

Data de atualização: 31/12/2014.