Circuncisão: o que é, significado e o que diz a Bíblia
Circuncisão é um procedimento cirúrgico que remove o prepúcio, a pele que cobre a glande do pênis. É um termo oriundo do latim, que significa “cortar ao redor”. A cirurgia de circuncisão é realizada há mais de cinco mil anos, geralmente por motivos religiosos, entre muçulmanos e judeus.
A circuncisão masculina é o tipo mais praticado desde o século XIX. Em alguns países, como os Estados Unidos, é considerada uma operação muito vulgar, pois se diz que a remoção da pele favorece a masturbação e a prática de atos sexuais.
A circuncisão foi uma prática comum no passado. Hoje, entretanto, a exceção dos casos de motivação religiosa, a popularização dos hábitos de higiene íntima está substituindo os benefícios da cirurgia.
Uma razão possível para o início da prática da circuncisão é que, em muitas culturas, a puberdade é considerada um momento especial. Assim, a cirurgia pode ser encarada como um rito de passagem, representando a transição do jovem para a vida adulta.
Circuncisão na Bíblia
Na Bíblia, mais precisamente no Velho Testamento, a circuncisão é descrita como um símbolo distintivo do povo de Deus, um mandamento divino. Em Israel, a circuncisão costumava ser realizada no oitavo dia.
A partir do Novo Testamento, entretanto, a identificação do povo de Deus está no coração, pois aqueles que aceitam Jesus e seguem seus mandamentos experimentam uma transformação interior. O apóstolo Paulo aborda esse conceito claramente em Romanos (capítulo 2, versículo 29), ao mencionar a "circuncisão do coração".
Circuncisão feminina
A circuncisão feminina, conhecida como mutilação genital feminina (MGF), é uma prática realizada em diferentes países, principalmente na África e Ásia. Consiste na remoção do clitóris da mulher, visando eliminar o prazer sexual. Não há justificativas religiosas para essa prática, sendo apenas uma forma de controlar e submeter as mulheres, tornando-as dependentes dos homens.
A circuncisão feminina é uma prática que gera danos irreparáveis tanto no âmbito físico como psicológico. Em muitos casos, causa a morte das vítimas.
Waris Dirie, autora do livro Flor do Deserto (1998)e embaixadora da ONU contra a circuncisão feminina, afirma que a dor é indescritível. A modelo foi circuncidada quando tinha cinco anos.
Em determinadas culturas, muitas pessoas acreditam que se essa mutilação não ocorrer a mulher não conseguirá encontrar um marido, já que uma mulher circuncidada é sinal de pureza. Mulheres que não apresentam tal condição são muitas vezes excluídas pela comunidade.
Circuncisão no caso de fimose
A circuncisão (postectomia) é a cirurgia aconselhada para solucionar o problema da fimose. A fimose é a impossibilidade de puxar completamente para trás a pele do prepúcio que reveste a glande.
Normalmente o prepúcio se solta naturalmente antes dos três anos. Na fimose, isso não acontece, por conta de uma espécie de anel apertando essa extremidade, o que impede que o prepúcio seja recolhido.
Veja também: