Circuncisão

O que é circuncisão:

Circuncisão é uma operação cirúrgica que remove o prepúcio, uma pele que cobre a glande do pênis. É um termo oriundo do latim, que significa cortar ao redor. A cirurgia de circuncisão é realizada há mais de 5 mil anos, muito por motivos religiosos, como muçulmanos e judeus.

A circuncisão masculina é o tipo mais praticado desde o século XIX. Em alguns países, como os Estados Unidos, é considerada uma operação muito vulgar, pois se diz que a remoção da pele favorece a masturbação e a prática de atos sexuais.

Há muitos anos, a circuncisão era mais comum, mas atualmente, tirando em casos religiosos, a prática regular de hábitos de higiene está substituindo os benefícios da cirurgia.

Um possível motivo para o início da cirurgia de circuncisão é que, em muitas culturas, o início da puberdade é um momento especial. Assim, a cirurgia seria como um ritual de passagem, demonstrando a entrada do jovem na vida adulta.

Circuncisão na Bíblia

Na Bíblia, mais concretamente no Velho Testamento, a circuncisão aparece como uma marca do povo de Deus, algo que era um mandamento de Deus. Antigamente, em Israel, a circuncisão era sempre feita no oitavo dia.

No Novo Testamento, com a vinda de Jesus e nos dias de hoje, a marca do povo de Deus se encontra no coração, porque aqueles que aceitam Jesus e vivem de acordo com os seus mandamentos têm um coração novo e uma vida transformada. O apóstolo Paulo explica isso mesmo em Romanos (capítulo 2, versículo 29), onde introduz o conceito de "circuncisão do coração".

Circuncisão feminina

A circuncisão feminina, também chamada de mutilação genital feminina (MGF), é uma prática realizada em vários países, principalmente na África e na Ásia. É uma operação que amputa o clitóris da mulher, para que ela não sinta prazer na relação sexual. Não há fundamentos religiosos para essa operação, é apenas uma forma de controlar as mulheres e torná-las dependentes dos homens.

A circuncisão feminina é uma prática que gera danos irreparáveis tanto no âmbito físico como psicológico e, em muitos casos, causa mesmo a morte de muitas meninas.

Waris Dirie, autora do livro Flor do Deserto e embaixadora da ONU contra a circuncisão feminina, afirma que a dor é indescritível. A modelo foi circuncidada quando tinha 5 anos.

Em determinadas culturas, muitas pessoas acreditam que se essa mutilação não ocorrer a mulher não conseguirá encontrar um marido, já que uma mulher circuncidada é sinal de pureza. Mulheres que não apresentam tal condição são muitas vezes excluídas pelo resto da sociedade.

Circuncisão no caso de fimose

A circuncisão (postectomia) é a cirurgia aconselhada para solucionar o problema da fimose. A fimose é a impossibilidade de puxar completamente para trás a pele do prepúcio que reveste a glande.

Normalmente o prepúcio se solta de forma natural antes dos 3 anos. Na fimose, isso não acontece, pois há uma espécie de anel apertando essa extremidade, o que impede que o prepúcio seja recolhido.

Veja também: eunuco.